Projeto Navegando na Poesia promove descoberta do prazer da leitura
26/09/2019 16:49 - Atualizado em 30/09/2019 14:00
Divulgação
Respeitando a cultura local e valorizando os profissionais da educação pública, o projeto Navegando na Poesia visa oportunizar aos educandos e educandas a descoberta do prazer pela leitura e escrita através da poesia, de forma lúdica e participativa, permitindo que desenvolvam novas possibilidades de compreensão e leitura de mundo. O projeto, que atua em 40 escolas da rede pública Municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, é uma realização da Associação Raízes, em parceria com a Petrobras por meio da Petrobras Socioambiental.
As etapas são desenvolvidas durante dois anos de atuação em oficinas com jogos, jograis e produções literárias, construídas durante os processos educativos publicados em uma coletânea de seis livros, que serão lançados em eventos locais.
Para difundir e despertar o interesse pela leitura e escrita e valorizar a cultura regional, são realizados 40 festivais de poesia (um em cada escola) e 26 saraus literários. O primeiro Festival de Poesia foi apresentado no dia 29 de agosto, na Escola Municipal Apic, região pesqueira de Farol de São Thomé, em Campos. Já o primeiro Sarau aconteceu no último dia 14, na praça Frei Balthazar, em Carapebus, com a participação de educandos das Escolas Municipais Antonio Marcos Franca de Sousa e Luiz Carlos Fragoso.
A coordenadora pedagógica do projeto, Alcimere Siqueira, ressalta a importante atuação e o impacto nas escolas. “As ações do projeto vêm ao encontro da preocupação com o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva de letramento e propõe metodologias participativas, significativas sempre como brincadeiras, tornando o processo muito mais agradável. O projeto Navegando na Poesia busca, na parceria com as crianças, entrar no universo da poesia com intimidade e leveza, e temos testemunhado um retorno muito bacana nas escolas, não só pelas poesias criadas e autoestima sendo exaltadas, mas mudança na disposição para ler e escrever, em especial a poesia”, disse Alcimere.
Professora da Escola Municipal Antonio Marcos Franca de Sousa, Marceli Vieira conta como as oficinas ajudam os educandos. “Enquanto professora, percebo a diferença nas crianças. Percebi que ficaram mais soltas, com mais vontade de estudar. Passei a encaminhar as produções de texto do jeito que o Navegando trabalha quando identifiquei que assim elas/eles desenvolviam melhor. O projeto tem sido uma bênção na escola. O dia que acabar vai doer, porque é um momento mágico pra eles. É como se conseguissem se transportar para outro lugar, sendo o lugar que eles gostariam de estar naquele momento. Essa é a sensação que tenho”, contou.
Divulgação
I Festival de Poesia
  — O evento começou com apresentação das poesias, seguida por uma exibição de palhaçaria dos educadores Wanderson Nascimento e José Rosa, e depois por uma aula de dança, além da área de guloseimas e diversão com brinquedos. Após as apresentações, os poetas receberam uma caderneta personalizada do projeto.
— O festival foi muito importante para o desenvolvimento dos educandos. Eles se envolveram em tudo que foi oferecido, principalmente com a apresentação dos terceiro e quarto anos do ensino fundamental I. O festival oportunizou um dia de lazer, prazer e entretenimento, e ficará marcado na memória dos educandos, da escola e da comunidade — disse a diretora da Escola Municipal Apic, Marlene Manhães.
O evento contou com a presença de representantes da Associação Raízes, realizadora do projeto, da secretaria Municipal de Educação e da parceira Petrobras. Ao todo, os educandos apresentaram 12 poesias.
I Sarau Literário — Malabares, palhaçaria, pintura, cortejo e poesia compuseram o primeiro Sarau Literário, em Carapebus. O evento contou com a apresentação de 10 poesias previamente selecionadas durante as oficinas literárias nas escolas.
No quarto ano da Escola Municipal Antonio Marcos Franca de Sousa, a educanda Hillary dos Santos contou como foi sua participação no evento. “Eu gostei muito. Era muito tímida. Depois da apresentação, perdi praticamente toda a minha timidez”, relatou. “Fico contando os dias para a vinda do projeto Navegando na Poesia. É como se pudéssemos nos expressar melhor”, destacou a estudante.
O sarau aconteceu durante a Feira Literária de Carapebus (Flicap), em parceria com a secretaria Municipal de Educação e Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Fonte: Associação Raízes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS