Atividades para o mês do idoso
31/08/2019 17:57 - Atualizado em 06/09/2019 13:14
Supcom
Setembro é o mês dedicado aos idosos. E a Prefeitura de Campos, por meio da superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), preparou uma vasta programação para homenagear estas pessoas que recebem atenção dedicada. Desde 2017, quando o prefeito Rafael Diniz (Cidadania) assumiu o governo, foi implantada a Rede de Proteção Social com atividades preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na última sexta-feira, como prenúncio das atividades do mês do idoso, foi realizada a Virada Cultural, no Centro Dia do Idoso, em Guarus.
Durante todo o mês haverá atividades, internas e externas, em cada casa de convivência e na colônia de férias do Farol de São Thomé contemplando a peculiaridade de cada espaço, destacando a cultura popular. Para encerrar as festividades com chave de ouro, no dia 27, acontece o tradicional Baile da Terceira Idade, no Tênis Clube, às 14h. Na ocasião, uma representante de cada Casa de Convivência vai disputar o título da “Mais Bela Idosa da Sesa”.
— O idoso, em Campos, tem à sua disposição, nas Casas de Convivência e Colônia de Férias, uma série de ações sistemáticas que empoderam e contribuem para autonomia dos que envelhecem. E nós temos muito orgulho em fazer parte deste governo que conseguiu desmistificar a ideia de que idoso é velho. Nossa política pública apresenta alternativas para que o idoso busque viver bem a fim de ter uma vida saudável sendo protagonista da própria história — afirmou a superintendente da Sesa, Heloísa Landim.
No dia 5 acontecerá a primeira atividade extramuros. Às 9h30, o grupo de teatro Nós na Fita, da casa do Parque Tamandaré vai apresentar o esquete teatral “Vida dura” no Pelourinho do Boulevard Francisco de Paula Carneiro (calçadão da área central da cidade). Às 14h, os idosos do Centro Dia vão participar de um Café Literário no Kanto do Horto com a participação do professor Fernando Leite.
— Eles estão ansiosos para esta apresentação fora do ambiente deles. Vamos mostrar para a população como nossos idosos são empoderados e ativos na sociedade — disse o professor de teatro, Josué Rodrigues. (A.N.)
Rede conta com mais de 35 mil atendidos
A Rede de Proteção Social conta com mais de 35 mil idosos atendidos desde 2017. A Prefeitura de Campos, por meio da Sesa, se destaca, desde então, pelo trabalho realizado com a população envelhescente que envolve cultura, esporte, lazer, entretenimento, social etc.
— Ver nossos idosos com autonomia, independência, orgulho de fazer parte da um dos nossos inúmeros projetos; é motivo de muita satisfação para o governo Rafael Diniz e toda equipe da Sesa que trabalha incansavelmente para promover bem-estar e qualidade de vida à terceira idade. A política pública implantada em 2017 tem como meta o atendimento prioritário e inovador para o envelhecimento saudável e ativo. Poder promover um mês de programação exclusiva para eles (idosos) é uma grata satisfação para nós da Sesa — finalizou Heloísa Landim.
Mais atividades — A programação prossegue até o dia 26 com jogos cooperativos; dia da beleza e autoestima com profissionais especializados; palestras ministradas pelas equipes de enfermagem, assistentes sociais e fisioterapeutas; aulão de dança de salão; mostra de poesias e trovas de autores campistas; piquenique no Horto Municipal; tarde do vinil; desfile cívico e luau.
O baile do dia 27, no Tênis Clube, promete ser mais um evento da Superintendência que ficará marcado na história do município. Serão diversas atrações, entre elas, DJ; show ao vivo com o cantor Jota Leonni e aula de dança com o professor Naldo.
Supcom
Programação do mês do idoso:
Dia 01/09 às 9h – Missa de Ação de Graças pelo Mês do Idoso, na Igreja Nossa Senhora do Rosário do Saco, Parque Leopoldina.
Dia 02/09 às 9h – Casa de Convivência Travessão gincana em Travessão (figuras enigmáticas, “qual é a música”, charadas e objetos mais antigos.)
Dia 02/09 às 9:30h Casa de Convivência do Tamandaré conjunto de cordas dedilhadas do IFF.
Dia 02/09 às 14h – Casa de Convivência Dores de Macabu Festival de talentos na casa de: Saudável e Ativo. Os idosos irão apresentar a maneira com que eles vivem saudáveis com (danças, poesia, receitas, brincadeiras)
Dia 02/09 às 10h – Centro Dia do Idoso Exposição “O presente da memória”.
Dia 04/09 às 8h – Casa de Convivência Conselheiro Josino Café da manhã dançante.
Dia 05/09 às 9h30 – Esquete Teatral “Vida dura” no Pelourinho Francisco de Paula Carneiro, com o Grupo de teatro Nós na fita.
Dia 05/09 às 14h – Centro Dia do Idoso Café Literário no Kanto do Horto, com participação de Fernando Leite
Dia 09/09 às 8h – Casa de Convivência Conselheiro Josino Jogos Cooperativos na quadra de esportes da praça.
Dia 09/09 às 9h – Casa de Convivência Travessão dia da Beleza e Autoestima na com corte de cabelo.
Dia 09/09 às 9h – Casa de Convivência Dores de Macabu Palestra Tema: A importância do respeito ao idoso, na casa de
Dia 09/09 às 10h – Casa de Convivência do Tamandaré Mostra de Poesias e Trovas, 11h aulão de dança de salão.
Dia 09/09 às 10h – Centro Dia do Idoso Mostra de Poesias de Autores Campistas.
Dia 12/09 - 10h – encontro cultural da casa do Parque Tamandaré e Centro Dia no Horto Municipal “Revivendo”
Dia 15/09 às 10h – Casa de Convivência de Dores de Macabu, Desfile Cívico em homenagem a padroeira do Distrito Nossa Senhora das Dores.
Dia 15/09 as 10h – Desfile Cívico no farol de São Thomé
Dia 16/09 às 15h – Casa de Convivência de Conselheiro Josino Tarde do Vinil.
Dia 16/09 às 9h – Casa de Convivência de Travessão Palestra com a Fisioterapeuta Tamires Massoto, sobre perigos enfrentados no lar.
Dia 16/09 às 14h – Casa de Convivência de Dores de Macabu tarde do Vinil em com o Dj Danilo.
Dia 16/09 às 14h – Casa de Convivência do Tamandaré Tarde do Vinil na casa
Dia 16/09 às 10h – Centro Dia do Idoso Manhã do Vinil e às 17:30 h - Aloha- Luau dos Idosos
Dia 18/09 às 9h – Casa de Convivência do Tamandaré Gincana organizada pela equipe de enfermagem da casa e palestra com o enfermeiro Washington Oliveira sobre sexo na terceira idade, na casa do Tamandaré.
Dia 20/09 às 9h – Casa de Convivência de Dores de Macabu Dinâmicas de Grupo, recreação e brincadeiras que trabalham a inteligência emocional.
Dia 23/09 às 9h – Casa de Convivência de Conselheiro Josino Desfile da Maturidade e dia da beleza e Autoestima.
Dia 23/09 às 10h – Casa de Convivência do Tamandaré Desfile da Maturidade com dia da beleza e Autoestima.
Dia 23/09 às 10h – Centro Dia do Idoso Desfile da Primavera.
Dia 27/09 - 8h – Emugle - curso de capacitação de equipe Multidisciplinar com área de interesse em Saúde do Idoso com foco em Demências com Dra Valeska Marinho
Dia 27/09 às 14h – Baile de Encerramento das Atividades da Virada da Maturidade no Tênis Clube.
Supcom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS