Cadastro biométrico para votar
Arnaldo Neto e Matheus Berriel 31/08/2019 18:25 - Atualizado em 04/09/2019 17:31
Rodrigo Siveira
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou plantão nesse sábado (31), de 9h às 15h, para cadastramento biométrico de eleitores, nas cidades que ainda não passaram pelo procedimento de forma obrigatória. Em Campos, 255 pessoas foram atendidas no prédio da Justiça Eleitoral até as 14h20. Antes do chamado “Sabadão da Biometria”, o maior colégio eleitoral do Norte Fluminense, que tem 358.984 eleitores, contava com registros biométricos de 53%. Na região, o recadastramento obrigatório só aconteceu, até o momento, em São João da Barra e mudou o panorama da cidade, que antes tinha mais eleitores que habitantes. Advogados que atuam na esfera eleitoral aponta a maior segurança no pleito com o cadastro da biometria.
O campista Cláudio de Souza Alves, de 59 anos, não levou muito tempo para ser atendido. “Foi rápido, muito organizado, sem problema. Eu estava agendado para 12h30. Mas, cheguei aqui já era por volta de 13h40, mais ou menos. Levei uns 20 minutos. Acho a biometria necessária. A tecnologia está aí, e a gente tem que aproveitar ao máximo, colocá-la em prática, facilitar o dia a dia do cidadão”, afirmou.
O uso da tecnologia para segurança no pleito foi destacado pelo advogado João Paula Granja. Para ele, com o cadastro da digital, é praticamente inviável que um eleitor possa votar no lugar de outro, aumentando a confiança no sistema eleitoral:
— Embora estejamos já um pouco atrasados, o quanto antes conseguirmos digitalizar, conseguirmos tornar os acessos menos dependentes de documentos facilmente fraudáveis. Através do uso das digitais, ganha a segurança das eleições, ganhamos nós, por podermos confiar nos poderes constituídos e nos sistemas virtuais criados.
Presidente da comissão de Direito Eleitoral da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campos, Pryscila Marins observa que desde a implantação da urna eletrônica, o processo de votação brasileiro tornou-se um dos mais seguros e modernos do mundo e a biometria aumenta essa segurança. “Sem a biometria, o mesário fazia a identificação do eleitor por meio de seus documentos e, a partir daí, liberava a urna para a votação. Com a adoção da biometria a urna é liberada após a leitura das impressões digitais do eleitor. Quanto menos intervenção humana existir no processo eleitoral, maior será a segurança. A identificação do eleitor por meio da biometria torna impossível a possibilidade de existir dupla votação ou uma pessoa votar em lugar de outra”, disse.
O eleitor que estiver em dúvida se precisa fazer a biometria e como proceder pode fazer a consulta no site do TRE (http://www.tre-rj.jus.br) ou na Central de Atendimento (21) 3436-9000.
Arte: Eliabe Souza
Antes da revisão, mais eleitores que habitantes em SJB
São João da Barra é, para muita gente da região, outro planeta quando o assunto é política. Não é para menos: a rivalidade faz tremer os paralelepípedos como nos antigos duelos entre as escolas de samba Congos e Chinês, além dos embates épicos de abelhas e marimbondos pleito após pleito. Ainda nas peculiaridades, o município tinha mais eleitores do que habitantes. Mas esse quadro mudou. Com o processo de biometria realizado em 2017, a cidade teve 5.932 títulos cancelados por ausência à revisão de eleitorado. No pleito de 2018, foram 32.872 eleitores habilitados a votar na 37ª Zona Eleitoral, até agora a única do Norte Fluminense que passou pelo cadastro biométrico obrigatório.
O recadastramento biométrico do eleitorado de SJB aconteceu entre abril e agosto de 2017. Na eleição anterior, de 2016, 37.631 eleitores estavam aptos a votar na 37ª Zona Eleitoral, enquanto o município contava 34.583 habitantes, com bases em estimativas do Censo 2010. No último pleito municipal, 32.206 compareceram às urnas. No mesmo ano foi anunciado a revisão com inclusão da biometria.
Após o período determinado para recadastramento, foram cancelados, segundo informações do Cartório Eleitoral, mais de 7 mil títulos. Porém, muitos dos que foram cancelados regularizaram a situação posteriormente ou foram transferidos para outros municípios, além das novas inscrições realizadas. Hoje, SJB conta com 34.647 eleitores cadastrados, apenas 27 não são cadastrados biometricamente. Já a população estimada para 2019, segundo o IBGE, é de 36.102.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS