Macaé vai dobrar número de cirurgias videolaparoscópicas
03/09/2019 15:53 - Atualizado em 09/09/2019 14:02
João Barreto /Ascom Macaé
A Prefeitura de Macaé adquiriu o segundo aparelho para realizar cirurgias videolaparoscópicas, o que vai permitir que o número deste tipo de procedimento dobre no Hospital Público Municipal, referência em cirurgia de urologia através do laser. O novo videolaparoscópico vai ser usado já a partir desta semana em cirurgia geral, de vesícula, colectomia, gastrectomia e outras de aparelho digestivo, sem necessidade que seja uma cirurgia aberta.
— É um acesso por vídeo, sem que precise de abertura na barriga. No entanto, a indicação para a cirurgia videolaparoscópica não é para todos os casos. Não são todos os pacientes de apendicite, por exemplo, que serão operados com o aparelho. Cada caso é analisado pela equipe médica — disse o coordenador da cirurgia geral, o médico especialista Alexandre Naegele.
O cirurgião ressaltou que o equipamento é moderno, com imagem de máxima definição, o que vai facilitar muito as cirurgias do aparelho digestivo que são realizadas no Hospital Público Municipal, tanto as eletivas quanto as de emergência.
— O aparelho vai ajudar na urologia e em todas as especialidades que usam esse equipamento e até em alguns procedimentos de neuro — citou. Cirurgias da urologia por vídeo são de cinco a oito por semana.
O videolaparoscópico será usado em cirurgias de emergência como de vesícula, policistite, inflamação na vesícula e no apêndice. De acordo com a diretora administrativa do Hospital Público Municipal, Andressa de Oliveira, a unidade já possui um aparelho de videolaparoscopia, mas o que chegou na última segunda-feira (02) possui alta tecnologia.
— Quando o procedimento é aberto, é mais doloroso, e a recuperação mais lenta. A cirurgia por vídeo torna a recuperação mais rápida — comentou Andressa.
Hoje, o Hospital Público Municipal e a contratualização do Hospital São João Batista colocam o município em destaque regional na realização de cirurgias cardíacas. Além disso, a Prefeitura comprou cerca de dois mil itens mobiliários para as sete unidades de média e alta complexidade.
Fonte: Prefeitura de Macaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS