"Sem Destino" no Cineclube Goitacá
03/09/2019 15:26 - Atualizado em 09/09/2019 14:03
Divulgação
Várias sessões do Cineclube Goitacá, em Campos, têm sido marcadas por homenagens póstumas, geralmente feitas pelo jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, diretor de redação da Folha da Manhã, ou pelo professor e pesquisador Marcelo Sampaio. Nesta quarta-feira (04), será a vez do estudante e cinéfilo Lucas Guimarães Rodrigues Barbosa homenagear o ator, roteirista e produtor estadunidense Peter Fonda, falecido no último dia 16, aos 79 anos. A escolha foi pelo filme de estrada “Sem Destino” (Easy Rider, 1969), que tem Peter Fonda como um dos roteiristas e também integrante do elenco. A direção é de seu compatriota Dennis Hopper. Sessão marcada para as 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, situado à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro. Duração do filme: uma hora e 34 minutos. Entrada gratuita.
— Recentemente o ator Peter Fonda faleceu, e por “Easy Rider” ser seu maior trabalho, achei que era o momento. Outro motivo é que o filme está fazendo 50 anos esse ano, e ele se encontra em (uma) fase muito importante do cinema americano — explicou Lucas. — A direção do filme lembra o que vinha sido feito na nouvelle vague francesa, sendo o primeiro filme realmente transgressor de forma técnica da nova Hollywood. Isso é muito evidente em como o Dennis Hopper filma as transições das cenas. Além disso, a trilha sonora do filme é extremamente marcante e ajuda a contar a história — pontuou o apresentador da noite.
No elenco, o homenageado Peter Fonda interpreta Wyatt, um dos protagonistas ao lado de Billy, personagem de Dennis Hopper, que também entra em cena.
— O roteiro de Dennis Hopper, Peter Fonda e Terry Southern acaba sendo bem simples. Os protagonistas do filme pegam o dinheiro do último trabalho que eles fizeram como traficantes para irem para o Carnaval de Nova Orleans. Mas a graça da história se encontra na jornada dos personagens. E acho que isso que faz um bom roteiro — afirmou Lucas Rodrigues.
Também se destaca no longa-metragem a atuação de Jack Nicholson, indicado ao Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante. Ele é um advogado alcoólatra que ajuda os protagonistas após estes terem sido presos. “Sem Destino” também concorreu à estatueta na categoria melhor roteiro original, mas ficou sem ambas. Foi premiado no Festival de Cinema de Cannes, com o prêmio de melhor diretor estreante para Dennis Hooper, e ocupa o 88º lugar no ranking dos 100 melhores filmes estadunidenses de todos os tempos, feito pelo American Film Institute. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS