Wladimir leva a Bolsonaro pauta sobre royalties e duplicação da BR 101
Aldir Sales 28/08/2019 21:26 - Atualizado em 04/09/2019 17:28
Divulgação
A possível mudança na partilha dos royalties do petróleo e o licenciamento ambiental para a duplicação da BR 101 entre Rio Dourado e Macaé estiveram na pauta do café da manhã do presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta quarta-feira (28). Os pleitos foram levados pelo deputado federal Wladimir Garotinho (PSD).
Além de Wladimir, também participaram do encontro os parlamentares Christino Áureo (PP), Felício Laterça (PSL) e Clarissa Garotinho (Pros). Ao todo, entre deputados e senadores, 33 parlamentares estiveram presentes.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, marcou para o dia 20 de novembro o julgamento da ação que pode redistribuir e mudar as atuais regras de repasses dos recursos dos royalties do petróleo. Sobre o assunto, segundo o deputado, Bolsonaro se comprometeu a avaliar a questão com a equipe econômica.
Em entrevista ao programa Folha no Ar, na rádio Folha FM, no último dia 26 de julho, o prefeito de Campos Rafael Diniz (Cidadania) cobrou uma ação conjunta das forças políticas da região na luta contra os redistribuição. “Se a gente já vive essa dificuldade com a queda dos repasses, imagine se houver a partilha. É muito preocupante porque afeta os produtores e os não produtores. Afeta todo o Estado do Rio de Janeiro. Temos que debater esse tema jurídica e tecnicamente. Não tem que fazer esse movimento isolado. Tem que ser bem articulado, responsável e junto ao governador, que tem que ser o maior defensor dessa causa”.
Segundo Wladimir, também há a possibilidade de uma visita técnica à BR 101 nas próximas semanas com o deputado e braço direito do presidente, Hélio Bolsonaro (PSL), para tratar sobre a desburocratização do processo de licenciamento ambiental. A rodovia federal corta as reservas ambientais União e Poço das Antas, que possui a maior população de micos-leões-dourados do mundo.
Já Clarissa Garotinho apresentou ao presidente a ideia de transformar a cidade do Rio de Janeiro em área de interesse federal. “Uma ideia que pode minimizar os impactos históricos que a cidade sofre desde a transferência da capital para Brasília. Esse é um tema que meu mandato está se aprofundando e em breve apresentarei proposta legislativa nesse sentido”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS