Violência contra o idoso? Não se cale!
23/06/2019 12:45 - Atualizado em 23/06/2019 12:48
 
Junho é o mês dedicado à Campanha Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Disque 100 é um canal onde as denúncias podem ser feitas e um levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelou que, em 2018, houve um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra idosos, se comparado a 2017. Pasmem! A maioria das agressões foi cometida dentro da própria casa das vítimas (85,6%), por filhos (52,9%) e netos (7,8%).
O levantamento aponta, ainda, que a violência contra as mulheres idosas é maior. Elas foram vítimas em 62,6% dos casos. Em contrapartida, os homens, em 32,2%.
Para o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do ministério, Antônio Costa, a violência contra idosos vai além de agressões classificadas como maus tratos. Para ele, o abandono e a exclusão social dessas pessoas também focalizam a questão.
E os dados reverberam a afirmação do secretário nacional: as violações mais comuns registradas foram a negligência (38%); a violência psicológica (26,5%), configurada quando há gestos de humilhação, hostilização ou xingamentos; e a violência patrimonial, que ocorre quando o idoso tem seu salário retido ou seus bens destruídos (19,9%). A violência física figura em quarto lugar, estando presente em 12,6% dos relatos levados ao Disque 100. Em algumas situações, mais de um tipo de violência foi cometido.
 
 
 
 
*Com informações da Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]