Suspeito de estuprar e matar o menino Matheus, primo é preso em Bom Jesus
Virna Alencar, Maria Laura Gomes, Verônica Nascimento e Camilla Silva 19/06/2019 12:28 - Atualizado em 26/06/2019 14:24
A Polícia Civil concluiu o inquérito e indiciou o primo do menino Matheus de Almeida dos Santos por estupro e homicídio duplamente qualificado, nesta quarta-feira (19). Ele foi preso temporariamente e será encaminhado ao sistema prisional. Segundo os delegados responsáveis pelas investigações, Natália Patrão e Bruno Cleuder, o suspeito confessou o crime, em seu terceiro depoimento, após ser preso pela Polícia Militar em Bom Jesus de Itabapoana na noite dessa terça-feira (18). No relato, ele afirmou que matou a vítima, de 10 anos, porque ela teria dito que contaria à mãe que tinha sido estuprada. De acordo com o inquérito, no domingo, o jovem levou o primo para um matagal, próximo a rua da Macumba, no bairro Novo Jóquei e cometeu os crimes. Matheus chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Ferreira Machado (HFM). Na ocasião, o próprio suspeito afirmou que “encontrou” o corpo da criança e pediu ajuda para levá-lo a unidade hospitalar.
Segundo a família, ele teria participado do velório e sepultamento da vítima que aconteceu nessa terça e, após isso, fugiu para a cidade vizinha. A Polícia afirmou, ainda, que o indiciado postou, nas redes sociais, mensagem se despedindo e lamentando a perda do primo. Durante as investigações, outra vítima, uma menina de 8 anos que seria próxima ao suspeito, foi levada para realização de exames no Instituto Médico Legal, que comprovaram violência sexual recente. Este caso segue em investigação.
— Inicialmente a declaração do autor era de que ele viu o menor passar em uma moto com um homem, esse fato o preocupou e ele passou essa notícia para mãe dele, tia da vítima. A partir daí, ele passou e buscou uma amigo dele, de 13 anos, e foram procurá-lo. Só que esse fato começou a causar muita estranheza, porque ele foi procurar o menor à noite, na rua da Macumba, que é um atalho, um caminho, com vegetação de médio e grande porte. Segundo a testemunha, eles procuraram com uma lanterna de celular. É quase impossível você encontrar um corpo no meio do mato, com uma lanterna de celular, em uma área muito grande e ir logo no lugar específico em que o menino estava — relatou a delegada Natália Patrão.
Família de Matheus acompanha investigações na 134ª DP
Família de Matheus acompanha investigações na 134ª DP / Isaías Fernandes
A mãe do suspeito também prestou depoimento na 134ª DP. Enquanto esperava para ser ouvida, ela chegou a desmaiar na entrada da delegacia e admitiu a culpa do filho pela morte de Matheus e, ainda, por outro estupro. No dia seguinte ao crime, o suspeito chegou a ser ouvido pela polícia, quando contou ter encontrado Matheus desmaiado e ferido no matagal e tentado socorrê-lo.
Durante todo o dia, familiares de Matheus, incluindo o pai, a mãe e irmão mais velho da vítima ficaram em frente à sede da delegacia para acompanhar os procedimentos realizados nesta quarta.
— Estou aqui na delegacia porque quero olhar para ele e entender o porquê fez isso com meu filho. O Novo Jóquei todo quer entender o motivo. Era uma pessoa que comia na minha casa. Nada justifica essa brutalidade. Era um domingo feliz, como qualquer outro. No dia do velório ele ficou inquieto e teve a coragem de passar por minha casa para saber como estava a movimentação. Quanto a meu filho, era um garoto que não fazia mal a ninguém. Eu não tenho palavras para descrever como ele era, eu poderia ficar o dia e a noite toda falando — disse a mãe de Matheus, Gleiciane de Almeida, de 34 anos.
O suspeito foi preso na noite dessa terça, tentando se esconder em um matagal no bairro Usina Santa Isabel, em Bom Jesus do Itabapoana, por agentes do 29º Batalhão de Polícia Militar (Itaperuna) e encaminhado para delegacia do município, a 144ª DP. A 134ª DP de Campos mantém a investigação do novo caso de estupro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS