Mudanças no tempo certo no governo Rafael Diniz
24/03/2019 10:05 - Atualizado em 15/04/2019 20:10
Novo perfil
Ao chegar à metade de sua gestão, o prefeito Rafael Diniz muda o perfil de seu governo, do estritamente técnico para mais político. Junto a isso, até o início do 2º semestre, haverá retorno do cartão cooperação (antigo Cheque Cidadão), reabertura do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional (antigo Restaurante Popular), inauguração do novo Hospital São José e instalação do prontuário digital individualizado na Saúde Pública, como mostra a matéria da página 2. Nenhuma descoberta da pólvora, mas que poderá trazer resultados importantes para a população, especialmente a mais carente.
Novo perfil 2
O próprio prefeito já havia adiantado as possíveis mudanças, em entrevista à Folha, publicada em 30 de dezembro, quando fez o balanço da metade da sua gestão e anunciou: “é hora de avançar politicamente”. Mudar do “só técnico” para o “também político” é uma demonstração de maturidade. Mudar o perfil de um governo é mostrar que está se ouvindo o que dizem as ruas. E ir até elas para saber o que realmente estão precisando.
Novo perfil 3
Mostra da mudança tem dado o novo secretário municipal de Saúde, Abdu Neme, que tem percorrido as principais unidades de Saúde para ouvir gestores, funcionários, pacientes e familiares destes. No primeiro dia à frente da secretaria, esteve no Hospital Ferreira Machado (HFM) e no Hospital Geral de Guarus (HGG). Nesse sábado (23), visitou a unidade Pré-Hospitalar São José, na Baixada Campista. Foi lá que o cardiologista iniciou sua vida profissional e pela qual, revela, ter um carinho especial. Prevê a inauguração do Hospital em 30 dias.
Luta
A inauguração do Hospital São José é um desejo antigo da população da Baixada Campista. Passou por anos de obras no governo Rosinha sem ser inaugurado e colocado para funcionar em sua plenitude. Quando vereador da base governista, na gestão passada, Abdu, muitas vezes, cobrou a efetivação das promessas de funcionamento. O governo fez ouvidos moucos. Chegou até a entregar a parte física no final do governo, sem levar em conta que o que mais pesa é equipar e colocar a equipe. Agora, a situação parece, literalmente, ser diferente.
Falta
Ainda faltam algumas pontas a serem acertadas. A questão do transporte, que se pretende acertar através do novo sistema alimentador, é uma delas. Além disso, o governo vai precisar investir esforços na geração de emprego e renda, em um período em que o Brasil como um todo ainda está longe de solucionar esta questão. Atração de empresas, com a devida e necessária fiscalização do cumprimento dos deveres, é mais que uma alternativa. É uma necessidade. Por outro lado, o apoio à agricultura já começa a dar resultados, com os passos dados em direção à criação do Polo Agroalimentar do Norte e Noroeste Fluminense.
Novo
O PPS aprovou ontem sua segunda mudança de nome. O partido, agora, é Cidadania e conta hoje com uma bancada de oito deputados federais e três senadores. O presidente do partido, Roberto Freire, destacou que a transição foi democrática. Ele defendeu uma visão internacionalista e contrária a diferenciação dos seres humanos que norteou a história do PPS: “Não adianta nos diferenciar por cor de pele ou língua. Precisamos ter essa visão de globalização, internacionalista e em defesa da imigração. Defender o mundo único, global e que não faça diferença entre os seres humanos”, disse.
CCZ Campos
O CCZ Convida realiza sua terceira edição de 2019 na próxima terça-feira (26), com 90 vagas para agendamento de castração de cães e gatos. Serão disponibilizadas 70 marcações para gatos machos e 20 para cães também machos. O atendimento será das 8h ao meio-dia, no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro da Pecuária. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e portar documento de identidade com foto, além de um comprovante de residência da cidade de Campos. Será disponibilizada apenas uma vaga por pessoa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]