Capitão Sérgio, uma História de Honras na PMERJ
12/03/2019 12:53 - Atualizado em 12/03/2019 12:57
Artigo: Capitão PM Sergio Viana Filho
Essa semana, dos meus 41 anos de vida, completo 14 deles na PMERJ.
Quando ingressei, um major disse o quão rápido passaria o tempo. Não acreditei e me enganei. O tempo realmente voa.
 
Trabalhei bem, antes de me tornar policial. Fui copeiro, garçom, lavador de pratos, office-boy, vendedor de roupas, caixa e sub-gerente de restaurante, vigilante de banco e de carro-forte.
 
Graças à minha irmã, na época jornalista da Folha Dirigida, fiquei sabendo do vestibular da UERJ que possibilitava o ingresso para o oficialato da corporação, fiz e fui o 10° colocado.
 
Nesse período de quase uma década e meia, fui bicho-padrão no 1° ano da Academia de Polícia, três anos de internato, quebrei meu tornozelo esquerdo em curso, me especializei. Fiz parte da equipe de natação da PMERJ por algum tempo, o que me possibilitou conhecer alguns estados do país à serviço. Trabalhei no Centro de Formação de Praças, no Batalhão de Choque, em Itaboraí e São Gonçalo, Itaperuna, Macaé e hoje em Campos dos Goytacazes.
 
Formei 9.900 alunos como instrutor. Muitos trabalham e já trabalharam comigo na atividade-fim. Odeio trabalhar com a parte correicional, adoro trabalhar com planejamento e operações. Já pensei em abandonar a profissão algumas vezes, duas delas por quase ter sido baleado em serviço.
 
Sinto muito orgulho em ser policial militar. Escolhi essa carreira pra ajudar as pessoas, retirá-las de perigo e tentar fazer a diferença. Pode me julgar.... mas assim que eu sou. Não difamo e não gosto que façam isso com minha instituição. Ela é minha segunda família.
As maiores alegrias que a instituição me proporcionou foram poder testemunhar nosso avanços e bem-estar pra tropa. As maiores tristezas sempre foram as perdas de amigos e colegas, sejam eles alunos, companheiros de turma, veteranos, dentre outros. Nada me dói mais que o enterro de um companheiro.
 
Espero completar bem minha jornada na corporação, estando sempre cercado de irmãos em armas, companheiros que, tão somente, entendem nossa rotina e o quanto somos diferenciados.
 
TURMA FURACÃO. ASPIRANTES 2007.
 
ALUNO 0510 SÉRGIO.
 
IMPÉRIO ÍMPAR!!!!
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]