Alho e Cebola Contra Câncer de Cólon
- Atualizado em 10/03/2019 06:54
stockphotos
Um artigo publicado por pesquisadores chineses este mês, defende firmemente que o consumo de alho e cebola reduz em muito a incidência e progressão de câncer colorretal.
_833 pacientes com esse tipo de câncer foram comparados a 833 indivíduos sem a doença. Vários parâmetros foram analisados, incluindo perfil dietético. 
A conclusão foi que um dos principais fatores envolvidos na progressão menos agressiva da doença no grupo de pacientes foi o consumo regular de cebola e alho. 
Os indivíduos sem a patologia, que consumiam maiores quantidades desses vegetais, exibiram uma mucosa intestinal mais saudável e com função mais dinâmica. 
Vários dados sugerem que a cebola e alho melhoram o perfil da microbiota intestinal (antiga flora intestinal) e reduzem em muito o padrão inflamatório no intestino. Diretamente associado a risco aumentado de diverticulites e câncer colorretal.
_O consumo desses alimentos crus é mais indicado, no entanto o uso após refogar mantem muitas das suas propriedades prebióticas. 
A inulina é provavelmente a substância responsável pela ação positiva na nossa microbiota intestinal.
Outra informação relevante: a carga calórica desses alimentos é muito reduzida, de forma que induzem saciedade sem somar muitas calorias às refeições.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]