Aulão gratuito de capoeira para mulheres
22/02/2019 15:49 - Atualizado em 22/02/2019 17:48
Professora Floresta
Professora Floresta / Divulgação
Será realizado neste sábado (23), às 9h, um aulão de capoeira gratuito para mulheres, ao lado da Igreja São Benedito, na área central de Campos. O encontro é para mulheres a partir dos 6 anos e terá como foco a defesa pessoal. A ideia da aula, que será promovida por Cátia Guimarães, conhecida como professora Floresta, foi motivada diante do aumento da violência contra as mulheres na cidade.
— Estamos acompanhando muitos casos de violência e precisamos saber nos defender. A capoeira traz benefícios muito além da defesa pessoal, é um autoconhecimento do corpo e mente — descreve a professora.
Cátia atua há sete anos no projeto social “O Sol Brilha Para Todos”, da Associação de Capoeira Grupo Lampião, onde ministra aulas de capoeira para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A professora também trabalha como guarda municipal e é a organizadora do projeto “Maria Bonita do Lampião”, um encontro que reúne mulheres capoeiristas, professoras e mestras de diversos estados com o intuito de valorizar a mulher na capoeira. Em sua última edição, em 2018, o encontro aconteceu o Museu Histórico de Campos e reuniu cerca de 140 mulheres.
Grupo Lampião — Formado pelo Grão Mestre Carneiro, o Grupo Lampião completa 40 anos em 2019. Todo esse tempo dedicado ao projeto social “O Sol Brilha Para Todos”, que atende às comunidades da Tapera 2 e Tapera 3, Margem da Linha, Cidade Luz e Parque Aldeia. Em 2014, o grupo iniciou o projeto “Maria Bonita do Lampião”, que tem como proposta valorizar o jogo feminino.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS