Vacina BCG: crianças sem cicatriz não precisam da 2ª imunização, segundo OMS
07/02/2019 12:03 - Atualizado em 07/02/2019 14:28
Divulgação - Supcom
Após recebimento de nota enviada pelo Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde (SMS) informa à população que as crianças vacinadas contra BCG pela primeira vez e que não desenvolverem cicatriz vacinal não precisam realizar nova imunização.
— A medida foi anunciada após estudos desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde, ressaltando que a ausência da cicatriz depois da vacinação não é indicativo de ausência de proteção — explica a assessora chefe da Vigilância em Saúde, Roberta Lastorina.
A nota do Ministério da Saúde ressalta ainda que todas as reações adversas após imunização devem continuar sendo reportadas aos médicos.
Lastorina ainda lembra que, além das unidades de saúde, a secretaria de Saúde também disponibiliza à população o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), que também avalia reações adversas pós vacinais.
— Os pais que tiverem dúvidas sobre o assunto podem procurar as unidades de saúde e o Centro de Saúde para mais informações. A equipe da Vigilância já orientou os profissionais que atuam em unidades de saúde sobre a nova medida — concluiu.
A vacina BCG deve ser tomada ao nascer até quatro anos, 11 meses e 29 dias. O ideal é que a imunização seja realizada ao nascer. No município, as doses são agendadas pelo CRTCA 1 e 2 e pelo Centro de Saúde de Guarus. Somente em 2018, mais de 8700 doses da vacina foram aplicadas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS