Vereadores desembarcam do G5
Aldir Sales 06/02/2019 00:34 - Atualizado em 07/02/2019 15:09
Criado logo no início da atual legislatura, o G5 – grupo de cinco vereadores que se autoproclamaram independentes e que compunha a base governo Rafael Diniz (PPS) – chegou ao fim ontem. Igor Pereira (PSB) e Silvinho Martins (PRP) foram os primeiros a anunciarem suas saídas do bloco, como mostrou o blog do Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1. Depois, foi a vez de Jorginho Virgílio (PRP) dizer que estava fora, mas que continuaria na base do governo, como mostrou Aluysio Abreu Barbosa no blog Opiniões, também no Folha 1.
Além de Jorginho, Silvinho e Igor, o G5 inicialmente era composto por Enock Amaral (PHS) e Marcelo Perfil (PHS). Após a inclusão de Marcos Bacellar (PDT), o grupo chegou a ser G6, mas em fevereiro do ano passado Perfil foi o primeiro a desembarcar da bancada. Líder do grupo, Silvinho Martins disse que os vereadores irão continuar na base do governo. “Acho que o G5 cumpriu o seu papel. Criamos o grupo porque fomos cinco vereadores eleitos pela primeira vez, sem problemas com a Justiça e que tínhamos como objetivo ajudar o prefeito a resgatar a cidade. Acho que cumprimos nosso papel e agora vamos caminhar na base do governo diretamente”.
Igor e Silvinho foram aliados políticos no pleito de 2018. Eles apoiaram os candidatos Hugo Leal (PSD) — reeleito deputado federal — e Rosenverg Reis (MDB), eleito para um mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na eleição passada, Hugo teve 5.794 votos em Campos, sendo o segundo mais votado no município entre os deputados federais eleitos. Já Rosenverg foi o 11º em Campos entre todos os postulantes a uma cadeira na Alerj, com 4.063 votos.
— Foi uma decisão que tomamos em conjunto, pois temos projetos políticos futuros que estão em construção. Eu conversei com meu grupo político e o Silvinho fez o mesmo. Respeito e reconheço o trabalho que o G5 desempenhou. A partir de agora, vamos caminhar sem compromisso de bloco, mais livres para decisões individuais — afirmou Igor.
Já Jorginho disse que Silvinho chegou a ligar para ele ontem, antes de formalizar sua saída. “Silvinho, por quem tenho muita consideração, me ligou antes de protocolar sua saída com Igor. Como Marcelo Perfil (PHS) também já tinha saído ano passado, o grupo deixa de ter objeto. Conversei ontem com Rafael e Marcão (vereador do PR, de mudança ao governo municipal) e reafirmei meu compromisso de apoio ao prefeito. Mantendo minha independência, como deve ser com o legislador, minha missão é tentar ajudá-lo a tirar Campos da talvez maior crise financeira da sua história”, disse Jorginho.
Procurado pela equipe de reportagem, Enock Amaral disse que ainda precisava se reunir com os colegas antes de uma declaração oficial. Enquanto isso, Bacellar falou que a decisão de Igor, Silvinho e Jorginho põe fim ao G5, mas que não muda sua posição em relação à base do governo na Câmara de Vereadores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS