Arqueologia de SFI será preservada
05/02/2019 22:03 - Atualizado em 07/02/2019 15:04
Representando a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos (PSB), o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, esteve reunido na cidade do Rio de Janeiro com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Mônica da Costa. O encontro, ocorrido na última segunda-feira, teve o objetivo de debater assuntos relacionados a áreas de atuação da arqueologia, importantes sítios, como sambaquis (resquícios de ocupações de povos coletores e caçadores), e cemitérios de escravos que SFI tem em seu solo.
— A preocupação maior, tanto do Iphan como da nossa secretaria é em relação às áreas sensíveis e outras que estão sofrendo erosões. Isso vem destruindo parte dos materiais que remontam a história do município, além de serem subtraídos como souvenir por pessoas que desconhecem essa importância arqueológica — destacou Soares.
A proposta será de uma ação com a participação do Iphan, através de visita técnica de arqueólogos e técnicos em SFI para apontar as poligonais e preservação das áreas com educação patrimonial, placas e novas prospecções. A autarquia federal também realizará observações e expedições, além de encaminhamentos a empresa e outros órgãos para alinhar documentos e autorizações diversas.
O secretário ressaltou a importância da existência de acervo material em meio digital e físico de tudo que já foi pesquisado e distribuído para publicações. “Será uma grande contribuição para estudos futuros, o engrandecimento da formação cultural, patrimonial e ambiental de nosso município”, acrescentou Soares.
Já a prefeita Francimara reforçou que: “Estamos felizes por conseguirmos esta parceria com o Iphan visando a preservação da nossa história. Vamos atuar através da secretaria de Meio Ambiente contribuindo para mantermos as riquezas naturais e culturais de SFI”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS