Após nove horas fora do ar, sistema das delegacias de Campos volta a funcionar
Victor de Azevedo 07/02/2019 09:57 - Atualizado em 07/02/2019 21:26
134ª DP (Centro)
134ª DP (Centro) / Isaias Fernandes
Depois de um início de ano marcado pelo calor, com temperaturas acima dos 36ºC, fevereiro começou de forma diferente. Com temperaturas mais amenas, o mês trouxe fortes chuvas para o estado do Rio de Janeiro que contabilizou seis mortos. As fortes chuvas na capital causaram instabilidade no sistema de várias delegacias em todo Estado. Em Campos, foram registradas apenas pancadas de chuvas isoladas, sem perigo para a população.
Após cerca de nove horas fora do ar, o sistema interno das delegacias do Centro e de Guarus voltou a funcionar no final da manhã desta quinta. De acordo com o delegado titular da 134ª Delegacia de Polícia, Bruno Cleuder, a paralisação do sistema aconteceu desde o início da madrugada, à 1h, devido às fortes chuvas que atingem a cidade do Rio de Janeiro. Neste período, os atendimentos foram realizados no balcão das unidades.
O delegado explicou que a falha aconteceu não somente em Campos, mas na maioria das DPs do estado.
“Quando o sistema sai do ar, há um plano de contingência. Prejudica um pouco o atendimento, sim. Ele fica mais lento, mais moroso, mas os flagrantes não são prejudicados”, reforçou Cleuder.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, não há risco das tempestades que atingem a capital afetarem Campos. Técnico em meteorologia do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Carlos Augusto Souto de Alencar explicou que a chuva prevista para o município cairá em pontos isolados, sem fortes pancadas, e deve permanecer até sábado.
— Nós não sabemos exatamente em qual local a chuva irá cair. Caso caia na zona rural, não oferece riscos. Agora, se cair na cidade, pode haver pontos de alagamentos e quedas de árvores, como já vimos aqui em Campos. Por isso, os órgãos responsáveis precisam tomar algum tipo de prevenção, assim como as pessoas. É preciso evitar ficar embaixo de árvore, se proteger o máximo que puder — destacou o técnico.
De acordo com o site Climatempo, para esta sexta-feira, a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia, com chuva a qualquer hora, mantendo variação entre 22ºC e 31ºC. E, para o fim de semana, há previsão de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Neste sábado, a temperatura ficará entre 23ºC e 33ºC e, no domingo (10), variará de 22º C a 34º C.
Mortes no Rio - A tempestade que atingiu o Rio na noite da última quarta-feira (6) deixou ao menos seis mortos. A forte chuva acompanhada de ventania causou apagões, alagou vias e fechou a avenida Niemeyer, onde um trecho da ciclovia desabou. Pelo menos 170 árvores caíram, segundo a Prefeitura do Rio; algumas derrubaram a fiação e causaram apagões. As mortes foram registradas na Rocinha, no Vidigal, em Barra de Guaratiba e na avenida Niemeyer, onde ônibus foram atingidos por deslizamento de terra e árvore.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS