Chafariz belga é alvo de vandalismo e furto no Centro
Victor Azevedo 07/02/2019 20:22 - Atualizado em 11/02/2019 16:01
Tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), o chafariz belga, localizado na Praça Quatro Jornadas, no Centro de Campos, foi alvo de vandalismo e furto. Dois dos quatro leões que ficam na borda do monumento foram furtados, além de seis taças. A secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Campos já identificou o furto de peças e está fazendo levantamento para tomar as devidas providências.
O chafariz foi inaugurado em 13 de outubro de 1906 e foi um presente oferecido pela companhia inglesa Campos Syndicate Ltda. que, em 1905, se tornou a primeira empresa de fornecimento de água e serviço de esgoto de Campos. O monumento é uma réplica de um dos 100 chafarizes que o descobridor da América, Cristóvão Colombo, mandou fabricar. Atualmente, só existem dois no mundo, um em Campos e outro na Europa.
Ao longo do tempo, o chafariz sofreu deteriorações e foi constantemente vandalizado, com roubo de várias peças. Nos anos 90, acabou perdendo também seus principais adornos. A restauração mais recente do chafariz ocorreu em dezembro de 2013, quando foram instalados 30 bicos lançadores de água, em três níveis, com diâmetros de uma polegada e de 3/4, que projetam águas onduladas a quatro metros de altura; mais quatro motores bomba com vazão de pressão de 80 metros cúbicos/hora; bacia de acumulação de 180 mil litros de água filtros; módulo de energia; painel de comando; módulo de programação digital e dois exaustores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS