Alunos da rede municipal de Campos voltam às aulas nesta quarta-feira
05/02/2019 21:16 - Atualizado em 06/02/2019 16:57
Os alunos da rede municipal de ensino de Campos voltam às aulas nesta quarta-feira. Nesta terça-feira, encerrando os eventos de abertura do ano letivo 2019, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) realizou a entrega do 1º Prêmio Práticas Inovadoras de valorização do trabalho docente, no Teatro Municipal Trianon. O evento começou na última segunda, dando as boas vindas aos educadores. A Smece vai implantar inovações na pasta no ano letivo de 2019, como a criação de dois Centros Municipais de Educação Integral (Cemei) e a ampliação da carga horária de português e matemática.
Para a premiação das práticas exitosas dos professores, todas as 237 unidades escolares da rede puderam participar, inscrevendo projetos. Os vencedores receberam troféu e notebook. O prefeito Rafael Diniz parabenizou os contemplados, ressaltando a importância da Educação. “Como eu sempre falo, não há um caminho para transformar uma cidade, uma sociedade, que não passe pela Educação. Não há projeto mais importante do que uma criança saber ler e escrever, por isso aumentamos a carga horária de Português e Matemática. Nossa educação está avançando. Tomamos muitas decisões difíceis nesses últimos dois anos para ajustar a máquina, para conseguir manter o salário do servidor em dia. Agora, vamos caminhar para dias melhores – destacou o prefeito.
Modelo - Os antigos Cieps Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora, e Francisco Portela, em Tocos, foram as unidades escolhidas para sediar o projeto. O objetivo da Smece é que até o final do ano mais escolas adotem o modelo. No Cemei, os estudantes contarão com um turno de aulas regulares e um segundo com oficinas temáticas. Cerca de dois mil estudantes serão beneficiados com as novas unidades ao longo do ano. As escolas funcionarão das 7h30 às 16h30 e os estudantes contarão com três refeições.
Já a nova carga horária de português e matemática faz parte de um conjunto de ações pedagógicas realizadas pela secretaria, que ainda terá capacitações de professores, avaliações sistemáticas entre os estudantes, aulas de reforço e turmas de correção de fluxo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS