CPI do Fundecam após recesso
Aldir Sales 23/01/2019 09:22 - Atualizado em 28/01/2019 16:43
Isaías Fernandes
O vereador Jorginho Virgílio (PRP) informou, nessa terça-feira (22), que tem uma reunião, nos próximos dias, com o novo presidente da Câmara Municipal, Fred Machado (PPS), e um dos principais assuntos do encontro será a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam). Jorginho conseguiu o número suficiente de assinaturas para o início das investigações no final do ano passado e a expectativa é de que os trabalhos comecem logo após o recesso do Legislativo, previsto para 15 de fevereiro.
O vereador do PRP disse, ainda, que, na reunião com Fred, será tratada a formação da comissão que atuará na apuração. Como o propusente da CPI, Jorginho presidirá os trabalhos. Ele falou também que a CPI é uma prioridade sua e de Fred.
Pelo menos 16 dos 25 vereadores assinaram pela abertura da comissão. A abertura do procedimento vai apurar um possível rombo de mais de R$ 400 milhões desde a criação do Fundo, em 2001, passando pelos governos Arnaldo Vianna, Alexandre Mocaiber e Rosinha Garotinho.
— Conseguimos quase que o dobro das assinaturas necessárias, então não vejo dificuldade na abertura da CPI. Antes do recesso, já agilizamos todos os procedimentos para levar logo a discussão a plenário. Estamos seguindo todos os protocolos regimentais, desde que realizamos uma audiência pública sobre o tema em 20 de agosto do ano passado. Tudo começou quando recebemos em nosso gabinete algumas denúncias. Imediatamente oficiamos o presidente do Fundecam que me forneceu todos os números, os nomes das empresas e como estava o andamento desses processos. Depois de conversamos também com o Ministério Público, tivemos a ideia de realizar a audiência e colher mais dados para a CPI. Todos os documentos já estão com o jurídico e serão, após a conclusão do nosso trabalho, enviados ao Ministério Público, Justiça e outros órgãos de controle — ressaltou o vereador.
São casos desde empresas que pegaram o dinheiro dos royalties e nunca abriram, até aquelas que conseguiram o empréstimo uma vez, não pagaram todas as parcelas, e depois pegaram mais dinheiro. “Como sempre falo, não existe nenhuma ‘caça às bruxas’ a políticos ou empresários, mas sim uma caça ao dinheiro dos royalties que pertence ao povo de Campos e que foi gasto de forma irresponsável pelos governos passados e que está fazendo muita falta”.
Além de Jorginho Virgíllio, até o final de novembro do ano passado, assinaram pela CPI Silvinho Martins (PRP), Marcos Bacellar (PDT), Enock Amaral (PHS), Dr Ivan Machado (PTB), Álvaro Cesar (PRTB), Fred Machado (PPS), Genásio (PSC), Abu (PPS), Igor Pereira (PSB), Paulo Arantes (PSDB), Eduardo Crespo (PR), Marcão (PR), Jairinho é Show (PTC) e Cláudio Andrade (DC).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS