Prefeitura investe em preservação histórica
- Atualizado em 26/01/2019 15:16
A secretaria de Cultura tem investido no programa de Educação Patrimonial do município, gerido pelo Solar dos Mellos, Museu da Cidade de Macaé. Os projetos: “Macaé em Fontes Primárias”, “Professor Investigador”, “Visita Guiada/Integração Museu-Escola” e o “Lugares de Memória” possibilitam a preservação e o conhecimento da história macaense. Para contribuir com o trabalho, uma das iniciativas foi a aquisição de equipamentos que permitem a manipulação adequada de documentos históricos.
“Com os novos aparelhos será possível a higienização dos documentos e posterior paleografia e arquivística realizadas no museu para a preservação da história local e regional e ainda para a sua democratização, com o objetivo de gerar novos conhecimentos a partir de pesquisas dos papéis digitalizados. Esta conquista é o atendimento a uma antiga requisição da instituição, sem dúvida de grande importância para esta e para as futuras gerações”, explica o secretário de Cultura, Thales Coutinho.
Os equipamentos são uma mesa de higienização com as dimensões 120 cm, por 70 cm, por 150 cm, para dois operadores. Ela possui exaustor centrífugo, com capacidade de sucção de 50 milímetros de coluna de água e tem dois filtros. Além da mesa, um escâner planetário portátil, com sistema suspenso para livros e obras raras e resolução de até 600 DPIs e um HD externo para arquivamento digital do acervo também foram comprados.
“A aquisição da mesa higienizadora e do escâner com HD externo deu um novo ‘gás’ ao ‘Macaé em Fontes Primárias’, que teve início com a historiadora Conceição Franco e já envolvia servidores do museu”, disse Viviana Chaves. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS