Assentamento Zumbi I recebe resfriador de leite
24/01/2019 18:02 - Atualizado em 31/01/2019 17:06
A superintendência de Agricultura e Pecuária instalou no assentamento Zumbi I, próximo à antiga Usina São João, um resfriador de leite para atender cerca de 20 pequenos produtores rurais. Com o equipamento, eles poderão acumular a produção de dois dias, sem o risco de deterioração do produto, até que o caminhão da empresa faça o recolhimento.
Em janeiro de 2017, a atual gestão encontrou em funcionamento apenas um dos 7 resfriadores da Prefeitura. Desde então, seis resfriadores foram recuperados. O último será reformado e destinado a local de maior demanda e um dos recuperados, instalado na região do Imbé, aguarda apenas ligação da rede elétrica pela concessionária de energia para funcionar. Os cinco resfriadores em funcionamento atendem nas localidades de: Cambaíba (1), Seis Marias (1), Santa Maria (1), Zumbi I (1), Conselheiro Josino (1). São cerca de 100 pequenos produtores atendidos com o programa.
— Como o resfriador tem capacidade para 2 mil litros, eles poderão estocar o que produzirem em dois dias. A proposta é beneficiar a maior quantidade de pessoas, cumprindo a função de apoio ao pequeno produtor. Ele estava quebrado, mas recuperamos e agora será utilizado como deve, atendendo a vários produtores, e não apenas um — explica o superintendente, Nildo Cardoso.
Supcom - Divulgação
Acondicionado em um container de proteção, o resfriador foi instalado na propriedade da assentada Simone Silva, de 46 anos, onde os outros beneficiados terão livre acesso. O local foi preparado para instalação elétrica trifásica, dentro do padrão, com custo da energia dividido pelo grupo, que vai assinar um contrato de permissão de uso junto à superintendência. Um gerador também foi instalado, para o caso de queda da energia.
— Os produtores estão satisfeitos e com muita expectativa, porque o leite resfriado tem maior valor de mercado. Todos estão procurando melhorar a qualidade genética dos animais e também a alimentação do gado, para aumentar a produção. Estamos muito otimistas — afirmou Simone Silva. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS