Prefeitura de SJB retoma programa social
24/01/2019 21:21 - Atualizado em 29/01/2019 16:16
As primeiras famílias inseridas no programa Cartão Cidadão receberam nesta quinta-feira o benefício, no valor de R$ 300, na unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Atafona. Implantado na primeira gestão da prefeita Carla Machado (PP), entre 2005 e 2008, o programa de transferência de renda foi interrompido em 2015, quando o ex-prefeito Neco (MDB) criou o cartão “Viver Melhor”, nos mesmos moldes do projeto anterior. Após diversos problemas em 2016, o programa foi suspenso oficialmente em 2017.
No início do mês, Carla antecipou à Folha a retomada do programa: “Eu pensei em fazer no ano passado, inclusive foi realizado o cadastro e as visitas foram adiantadas e tínhamos os cartões prontos. Mas em virtude do processo eleitoral, a legislação não me permitia colocar em prática um programa que não tivesse sido executado no ano anterior”. Ela também destacou que o programa aquece a economia.
— Quem recebe o cartão vai gastar nos supermercados de São João da Barra, o que significa mais recursos circulando na cidade — salientou.
Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alex Caetano reforça que, para ter acesso ao beneficio, as famílias têm que estar sendo acompanhadas pelo Cras.
O valor mensal de R$ 300 não acumula e somente poderá ser utilizado em estabelecimentos legalizados, que se enquadrarem e aderirem às regras do programa.
Os beneficiados já podem utilizar o cartão, nos comércios com a bandeira LeCard, ou consultar no site: https://www.lecard.com.br/. O cartão não poderá ser utilizado com bebidas alcoólicas, produtos de beleza, fogos de artifícios, materiais para festas, flores, cigarros, carvão, artigos de perfumaria e assemelhados. Caso isso venha ocorrer o estabelecimento comercial ficará descredenciado do Programa, e o beneficiário ficará sem receber o benefício por três meses. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS