Prevenção ao câncer de pele em SFI
28/01/2019 17:13 - Atualizado em 01/02/2019 15:10
Ascom - SFI
A secretaria municipal de Saúde , através do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), realizou, no último sábado(26), ações de prevenção contra o câncer de pele. O evento aconteceu na orla da praia de Santa Clara com a participação de equipes de apoio, agentes comunitários de saúde, equipes do Nuprapac e comunidade em geral.
— Foi um pedido da prefeita Francimara para que esta ação fosse realizada na orla, pois dessa forma atenderíamos ao público-alvo da campanha: veranistas e comunidade em geral, conscientizando sobre a prevenção do câncer de pele— informou a oncologista clínica Elizabeth Uhl, coordenadora do Núcleo, ressaltando, ainda, que o objetivo da campanha foi informar a população sobre as formas de prevenção com a adoção de medidas fotoprotetoras.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de quase 30% de todos os tumores malignos registrados no país, apresentando altos percentuais de cura se forem detectados e tratados precocemente.
O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, ressaltou a importância da divulgação de ações preventivas: “O câncer de pele é um problema de saúde pública gravíssimo e pode ser evitado com pequenas mudanças de hábitos, e nosso objetivo é orientar para que essas mudanças sejam internalizadas pela comunidade”, finalizou Campista. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS