Carnaval ainda sem patrocínio
Matheus Berriel 26/01/2019 15:06 - Atualizado em 31/01/2019 15:58
Divulgação
Faltando 48 dias para o Carnaval de Campos, previsto para acontecer em 16 e 17 de março, os representantes das escolas, dos blocos e bois pintadinhos ainda não sabem quanto receberão de apoio financeiro, nem quando a verba será disponibilizada. O motivo é a dificuldade de se conseguir patrocínio para a festa. De acordo com o presidente da Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), Marciano da Hora, na próxima terça-feira (29) haverá uma reunião no Teatro Municipal Trianon, com o prefeito Rafael Diniz e outros representantes do governo municipal, para serem definidas algumas questões.
Em dezembro do ano passado, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) publicou, no Diário Oficial do município, um edital de chamamento público e captação de patrocínio e apoio para a realização do Carnaval. “Os trâmites estão em andamento para questões relacionadas a propostas de possíveis parceiros. O prazo para a entrega das propostas se mantém aberto. Junto às agremiações, a Prefeitura de Campos se empenhou para criar a Comissão Oficial de Organização do Carnaval, e esta mesma Comissão veio, ao longo do ano, fazendo a triagem das que estavam aptas ou não a celebrar contrato com o órgão público ou receber verba através de leis de incentivo à cultura, por exemplo”, informou a FCJOL.
A empresa Ampla Visão foi contratada pela Aboipic, segundo Marciano da Hora, também com o intuito de procurar apoiadores. “Na realidade, a dificuldade de se buscar parceiros é muito grande. Mas, o governo está viabilizando parcerias, como conseguiu com o Sesc para realizar o verão no Farol e a Bienal do Livro. O governo se comprometeu a buscar parcerias para realizar o Carnaval”, afirmou Marciano.
Divulgação
Apesar do tempo curto, o presidente da Aboipic está confiante:
— Em virtude de não ter havido Carnaval nos dois últimos anos, a maioria das agremiações está com algumas coisas adiantadas. E nós já fizemos Carnaval com um mês. A gente acredita que vai dar tempo, sim. O setor de captação da Prefeitura está trabalhando muito para fazer o Carnaval na data que foi combinada. E como conseguiu aprovar a Lei Rouanet, a associação também está em busca, não está de braços cruzados. Foi montada uma força tarefa por parte da Prefeitura, da associação e das instituições para captar esse recurso — enfatizou.
Não há a mesma confiança por parte de quem coloca o Carnaval na rua.
— Ainda não recebemos nada. Estamos esperando essa reunião que vai ter, mais uma. Eles nunca definem nada. É difícil pra caramba. Na verdade, o que está adiantado nosso é samba-enredo, que nós gastamos para fazer, as coisas da bateria, algumas coisas que a gente adiantou. Mas, pouca coisa, porque não tem como adiantar com a cidade há dois anos sem ter Carnaval. Como que você confia? O governo parece que não gosta da cultura popular. É complicado, doloroso demais fazer Carnaval em Campos. Para fazer um negócio direito, bem feito, como a gente gosta de fazer, a gente precisa do dinheiro o mais rápido possível — disse o presidente da escola de samba Madureira do Turfe, Marcelo Velasco.
Ao todo, 19 agremiações estão aptas a desfilar em 2019. Blocos de samba do Grupo de Acesso: Juventude da Baleeira e Teimoso do IPS. Blocos do Grupo Especial: Os Psicodélicos, Unidos do Capão, Caprichosos de Guarus e Castelo do Parque Aurora. Escolas de samba do Grupo de Acesso: Tradição Alvi-Anil e Amigos da Farra. Escolas do Grupo Especial: Madureira do Turfe, Mocidade Louca, União da Esperança, Boi Sapatão e Ururau da Lapa. Bois pintadinhos: Boi Jaguar, Boi Guloso, Boi Travolta, Boi do Campo, Boi Arrastão e Boi K-Brunco. “Além destes, os bois Beira Rio e Zulu ainda estão em processo de negociação com a municipalidade, em virtude de algumas pendências”, informou Marciano da Hora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS