Obras de acessos serão licitadas
Victor Azevedo 22/01/2019 21:45 - Atualizado em 29/01/2019 16:15
O Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) vai analisar o contrato e abrir licitação para que os acessos da ponte da Integração, que vai ligar São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, sejam construídos. O órgão informou que está elaborando um diagnóstico para mensurar o que falta para a conclusão do sistema viário que engloba a ponte. O DER não informou um prazo para a conclusão dos trabalhos.
Na última semana, durante reunião no Rio de Janeiro com o vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Claudio Henriques, o presidente (DER-RJ), Uruan Cintra de Andrade, afirmou, segundo a Prefeitura de SFI, que a obra da Ponte da Integração não está parada, uma vez que no mês passado foram liberados R$ 27 milhões para a Premag, empresa responsável pela construção. Uruan ressaltou que a obra da ponte “é prioridade” dentre as construções do governo estadual em andamento. O encontro aconteceu na sede do DER-RJ, na capital do Estado. Embora não tenha divulgado um prazo para entrega, o presidente do DER-RJ explicou que a obra é prioridade devido ao desenvolvimento que ela trará ao Rio de Janeiro.
As dúvidas sobre a conclusão da Ponte da Integração suscitaram após o governador Wilson Witzel (PSC) não incluí-la nas prioridades para os 100 e 180 dias de governo. Após o anúncio e a cobrança por parte de parlamentares da região, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão esteve nas obras a convite do deputado federal eleito, Wladimir Garotinho (PRP). Dias depois, durante inauguração do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em Campos, o governador Wilson Witzel garantiu que a obra da ponte será concluída.
A construção da ponte foi iniciada em junho de 2014 e está orçada em R$ 105,7 milhões. A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra, e quatro em São Francisco. A ponte encurtará em 80 quilômetros a distância entre a sede dos dois municípios. Pelo lado de São João da Barra, a estrutura está compreendida entre a intersecção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco de Itabapoana. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS