Suco Verde
08/01/2019 08:22 - Atualizado em 08/01/2019 09:41
nutrimais
Como houve algumas manifestações em relação à postagem sobre sucos detox, resolvemos alongar o assunto...
Encontrei inúmeras receitas de sucos verdes e "detox" na rede e a maioria contem vegetais folhosos crus, gengibre, suco de frutas e, em alguns casos mel. Pois bem, sigo afirmando (em uníssono com pesquisadores da USP, UNICAMP e mesmo Harvard), que esses sucos não desintoxicam o organismo como preconizado na mídia leiga.
O aumento no consumo de fibras é sim louvável, mas gostaria de esclarecer que muitos vegetais possuem fatores antinutricionais, ou seja, substâncias que podem causar malefícios e em casos específicos envenenamento.  
Um exemplo é o uso de espinafre cru em certas receitas...o teor de oxalato nessa hortaliça é alto e indivíduos propensos a cálculos renais devem evitar o consumo a todo custo.
A própria couve muito usada nesses sucos apresenta fatores antinutricionais (derivados do ác.cafeico), que podem reduzir em muito a digestão de proteínas, se consumidos em excesso. Friso aqui, em excesso. Uma leitora alegou que ingere 3 kg de hortaliças por dia em sucos verdes...isso sem dúvida é excesso.
Como havia abordado anteriormente, não sou contra o consumo de vegetais, seja em sucos ou saladas obviamente.
No entanto, vivemos uma epidemia de "busca por saúde", que nem sempre procede ou sequer parte de fontes que saibam do que falam de fato. A ideia de que "se é vegetal pode comer ou bater em sucos" é absurdamente equivocada...
Para exemplificar e concluir:
_recebi dúvidas de leitores sobre o consumo de tubérculos na forma crua...em sucos, etc... eis um exemplo perigoso...
batatas cruas podem trazer alterações intestinais como diarreias agudas, pela presença de chaconina, uma substância alcalóide tóxica ao sistema nervoso central e intestinos (mais uma vez a quantidade...).
Em relação ao aipim cru ou mal cozido, a questão é mais séria. As macaxeiras, mandiocas ou aipim apresentam glicosídeos cianogênicos. Substâncias com alto potencial tóxico, podendo levar até a óbito (mais uma vez o excesso...). 
Tudo bem temos a mandioca brava, usada pela indústria e os cultivares "mansos"ou de mesa. A brava apresenta concentração bem maior de glicosídeos cianogênicos. Já as variedades mansas, apresentam maior concentração nas folhas...normalmente descartadas...
Eis que surgem os tamborins...há receitas sugerindo o uso de folhas de mandioca nos sucos verdes...
Os sintomas de intoxicação vão desde respiração acelerada, redução na pressão arterial, taquicardia, tontura, dores de cabeça, dores no estômago, vômitos, diarreia, confusão mental e convulsões. Existe sim o risco de morte na ingestão de grandes quantidades, principalmente em crianças.
Outro exemplo de vegetal com esses glicosídeos cianogênicos são brotos de bambu, muito consumidos em países asiáticos e também necessitam de cautela no preparo (e há receitas de seu uso nos sucos verdes).
Não é porque é "natural", que é bom.
Não é porque é verde, que faz bem...cautela. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]