Tepor de Macaé, aeroporto de Itaperuna e concessão da Amaral Peixoto nas prioridades de Witzel
Aldir Sales 04/01/2019 21:15 - Atualizado em 10/01/2019 14:53
Governador Wilson Witzel durante reunião no Salão Verde do Palácio Guanabara
Governador Wilson Witzel durante reunião no Salão Verde do Palácio Guanabara / Carlos Magno / Divulgação
O governador Wilson Witzel (PSC) divulgou para o secretariado um plano com 203 metas para serem cumpridas até os 180 dias de governo. Segundo o documento, 104 precisam estar em vigor nos 100 primeiros dias e outras 99 até junho. Entre as prioridades especificadas por Witzel está a implantação do Terminal Portuário de Macaé (Tepor), além do início das obras no aeroporto de Itaperuna e do levantamento de informações e dados para formular um plano de concessão da RJ 106, a rodovia Amaral Peixoto (Macaé-Rio das Ostras-Região dos Lagos).
O documento, nomeado oficialmente de Plano de Diretrizes e Iniciativas Prioritárias do Governo do Estado do Rio de Janeiro, não cita especificamente outros municípios do Norte e Noroeste Fluminense, mas fala em outras ações para o interior, como o desenvolvimento de estudos para implantação de terminais logísticos. Todos esses objetivos estão dentro do planejamento para 180 dias.
Para 100 dias, segundo o documento, está a execução de melhorias operacionais na rodovia Amaral Peixoto, como roçada, desobstrução de drenagem e recuperação do pavimento no trecho da serra de Mato Grosso, em Saquarema, até Araruama, na Região dos Lagos.
O planejamento foi entregue por Witzel aos secretários estaduais na primeira reunião com a equipe de governo. Com base no plano de governo de Wilson Witzel e em diagnóstico elaborado durante o período de transição, o documento estabelece as metas. De um total de 647 iniciativas propostas, 104 foram destacadas para entrar na agenda governamental de 100 dias e 99, para os 180 dias. As medidas foram selecionadas de acordo com a relevância, o impacto e a viabilidade. Todas estão aglutinadas em quatro eixos: segurança jurídica e cidadã; modernização da gestão e aceleração da eficiência pública; desenvolvimento humano e social; e desenvolvimento econômico e regionalização.
Segundo o Governo do Estado, cada meta será acompanhada em reuniões periódicas do secretário estadual da Casa Civil e Governança, José Luís Zamith, com o gestor responsável pela aplicação da iniciativa.
— Estamos criando um sistema de metas para toda a administração. Quem não mede, não gerencia — afirmou Zamith.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS