Rede municipal de ensino terá Centros de Educação Integral
07/01/2019 16:04 - Atualizado em 08/01/2019 09:55
Este ano, a Prefeitura de Campos implanta horário integral em duas unidades escolares. Além do conteúdo curricular regular, inicialmente cerca de dois mil alunos terão oficinas culturais, esportivas, de língua estrangeira, reforço escolar e estudos direcionados à formação profissional. A medida foi antecipada no Ponto Final de 23 de dezembro, que divulgou a intenção do prefeito Rafael Diniz de realizar o programa.
A educação em tempo integral, projeto educacional do antropólogo Darcy Ribeiro, iniciado nos Cieps da rede estadual na década de 80, é retomado pelo município em uma versão atualizada. O ano letivo de 2019 começa com o projeto-piloto da educação em tempo integral em dois Centros Municipais de Educação Integral (Cemei). 
Os antigos Cieps Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora, e Francisco Portela, em Tócos, foram as unidades escolhidas para sediar o programa que, conforme entendimento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), mesmo tendo sido idealizado por Darcy Ribeiro há mais de 30 anos, continua revolucionário na educação pública brasileira.
As escolas foram reformadas e adequadas para atender à nova demanda. O projeto, uma das propostas de governo do prefeito Rafael Diniz, beneficiará, de imediato, dois mil estudantes, aproximadamente. Mas o objetivo da secretaria de Educação é que, até o final do ano, mais escolas adotem o modelo.
No Cemei, os estudantes contarão com um turno de aulas regulares e um segundo turno com oficinas temáticas, que visam atender os alunos em aspectos como cidadania, esportes e formação profissional. As escolas funcionarão das 7h30 às 16h30 e os alunos contarão com três refeições diárias.
Segundo o subsecretário pedagógico Rafael Damasceno, a escolha das unidades foi estratégica, em função da localização e por já possuírem estrutura de Ciep: prédios grandes e construídos para funcionarem em tempo integral. “A proposta dos Cemei foi pensada para oferecer educação integral em seu sentido pleno. Não se trata de manter o aluno na escola o dia todo; mas, sim, de oferecer atividades que contemplem o aluno em vários aspectos da sua cidadania, através do ensino de idiomas, seis práticas artísticas e esportivas e qualificação profissional”, destacou o subsecretário.
Confirmação de pré-matrícula até dia 18
A Diretoria de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) divulgou, nesta segunda-feira, no portal da Prefeitura de Campos, o resultado das pré-matrículas para o ano letivo 2019. A efetivação da matrícula deve ser feita nas unidades de ensino até 18 de janeiro, das 8h às 17h.
Este ano, ao todo, o município disponibilizou 70 mil vagas, para novos alunos, transferência e renovação. Na pré-matrícula, foram 7,9 mil novos alunos inscritos.
De acordo com o diretor de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula, Nelson Goulart, a Smece contabilizou 5.142 procedimentos de encaminhamentos de alunos. O número de alunos transferidos de uma unidade para outra dentro da rede municipal e para escolas de outras redes chegou a 9 mil.
“O encaminhamento é feito quando a unidade escolar onde o estudante está matriculado não tem mais o ano para o qual ele foi aprovado. Já a transferência é feita por opção dos próprios pais ou responsáveis”, explicou o diretor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS