Praias liberadas para banhistas
Victor de Azevedo 05/01/2019 14:57 - Atualizado em 10/01/2019 15:28
As praias de São Francisco de Itabapoana - exceto a praia do Sossego - e São João da Barra estão próprias para o banho, segundo o boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Nos dois municípios, foram analisadas dez praias. Apesar das boas condições, o Inea alerta para evitar o banho de mar nas primeiras horas após ocorrência de chuvas e próximo à saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem. Na alta temporada, os municípios realizam ações assegurar a preservação ambiental nas praias.
Em São Francisco, as praias de Manguinhos, Guaxindiba, Itaperuna, Tropical, Sonho e Gargaú estão liberadas para banho. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil do município, Ilzomar Soares, foi criado um programa de monitoramento nas praias em 2017, o que favoreceu os bons índices.
— Em 2017, implantamos um programa de monitoramento constante nas praias. Vale lembrar que SFI recebe águas de três rios: Paraíba do Sul, Guaxindiba e Itabapoana. Então nesses locais a gente tinha uma influência de resíduos sólidos e muita coisa que vinham de outros municípios. Começamos a fazer um trabalho sério de educação ambiental nas comunidades, com fixação de placas, dia a dia visitando todas as comunidades e levando a informações de como é importante a preservação. Tomamos precauções diariamente, fazendo incursões nas áreas sensíveis — ressaltou o secretário.
Na praia do Sossego, Ilzomar disse que a situação é atípica. “Em Sossego, temos uma vazão, nos últimos anos, modificada no rio Guaxindiba. Tem pouca vinda de água por vazão, para saída do rio e, então, quando chega à saída e na boca da barra de Guaxindiba, a água fica estacionada e preenche o mangue. Como o mangue é uma área de decomposição de material, a água fica turva e existe mais concentração de carbono”.
Já em São João da Barra, foram analisadas as praias de Grussaí, Atafona e Chapéu do Sol. Todas foram liberadas para o banho. A Lagoa de Grussaí chegou a ser analisada, mas não houve número de amostragens suficiente para obtenção de resultado. Em nota, a secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de SJB, afirmou que “trabalha na sensibilização ambiental, principalmente no manejo de resíduos, pedindo que a população deposite corretamente em áreas onde existem coletores. A limpeza da orla é feita diariamente”.
Para o ambientalista Aristides Soffiati, seria importante uma contraprova na análise dos índices de balneabilidade.
— O Inea colhe a água do mar e verifica o índice de coliformes fecais e de outros micro-organismos que podem causar doenças. Mas seria interessante ter uma contraprova para saber se, de fato, as análises estão corretas, principalmente nas praias que são atingidas pelo rio Paraíba do Sul, que tem uma descarga de esgoto muito grande. Por isso seria bom fazer uma contraprova para confirmar ou não os bons índices — detalhou o ambientalista.
Orla Segura em Atafona, Grussaí e no Açu
A Operação Orla Segura, que visa o ordenamento de toda a faixa litorânea de São João da Barra durante a alta temporada, vai prosseguir até o dia 10 de março de 2019. Integram o projeto as secretarias municipais de Ordem Pública - por meio da Coordenação de Defesa Civil, Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal e Setor de Fiscalização e Postura - e a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos. Com abrangência do Pontal de Atafona ao Açu, a operação envolverá serviços de salvamento aquático; proibição do trânsito de veículos na faixa de areia, com medidas preventivas, coercitivas, sanções administrativas e penais; controle dos ambulantes na orla; bloqueio físico nas possíveis entradas de veículos na faixa de areia e colocação de placas educativas; panfletagem e palestras de educação e sensibilização ambiental; além de soltura de tartarugas marinhas em parceria com o Porto do Açu e o projeto Tamar.
— Atuaremos para fazer prevalecer o cumprimento das leis e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proporcionará, além de preservação ambiental, uma maior segurança dos banhistas e demais frequentadores das praias — disse o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado.
Para o serviço de salvamento marítimo, serão disponibilizados 65 guarda-vidas distribuídos por 14 pontos do litoral, com suporte de quadriciclos, um em Grussaí e outro no Açu, mais um jetski no Pontal. Também está incluído o suporte a cadeirantes nas passarelas de acessibilidade de Grussaí e Chapéu de Sol. O horário de atuação será das 8h às 17h, de quinta a domingo, feriados e carnaval. A Guarda Ambiental também irá operar utilizando quadriciclos.
O papel da secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, de acordo com a secretária Joice Pedra, é promover a sensibilização ambiental junto à população, através de ações educativas que atendam à legislação ambiental vigente, o zoneamento de usos e atividades na zona costeira, dando prioridade à conservação e proteção dos ecossistemas e o respeito a todas as formas de vida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS