Polícia procura vítimas da máfia do celular
Camilla Silva 13/12/2018 22:50 - Atualizado em 14/12/2018 14:16
Agentes da Polícia Civil iniciaram, nesta quinta-feira, uma força tarefa para identificar e cadastrar cerca de 700 celulares apreendidos durante a operação Quebrando a Banca, realizada na última terça, contra a máfia do celular em Campos. Segundo o promotor Fabiano Rangel, que acompanhou a operação, foram roubados 435 celulares em Campos este ano, no entanto, na ação, foram apreendidos 700 aparelhos. A partir da próxima semana, será realizada consulta no sistema e os proprietários poderão retirar, gradativamente, os aparelhos. A orientação é que pessoas que tenham tido o celular roubado façam o boletim de ocorrência online ou na delegacia da área onde ocorreu o crime. A informação mais importante a ser informada é o Imei.
— O código Imei é um número único e global de aparelhos telefônicos como celulares, como o chassi de um carro. Esse dado é encontrado na caixa do celular ou nota fiscal. As vítimas devem apontar que o objeto roubado é um aparelho celular — orienta Eduardo Souza, técnico em informática.
Desde a operação, centenas de pessoas têm ido à 134ª Delegacia de Polícia na esperança de encontrar o aparelho perdido. Muitos deles relatam um mesmo padrão no crime. Elas foram abordadas por dois ou três homens que estavam de moto ou bicicleta. Uma das vítimas foi assaltada um dia antes da operação e contou que foi o segundo celular roubado.
— Um absurdo que as pessoas comprem um celular que elas sabem que foi adquirido dessa forma. Hoje elas compram barato, amanhã elas que serão assaltadas. Não adianta tentar se dar bem em cima dos outros —, desabafou a vítima preferiu não se identificar.
Operação - Segundo a Polícia Civil, a investigação durou seis meses e foi possível identificar as células, que atuam coordenadamente no mercado da venda de celulares e outros equipamentos roubados. No Shopping Popular Michel Haddad, a operação foi coordenada pelo delegado titular da 134ª DP, Geraldo Rangel, e pelo promotor Fabiano Rangel. Treze bancas seriam vistoriadas, mas outros mandados de busca e apreensão foram obtidos para o local. No total, 13 pessoas foram presas e 14 estão foragidas. As polícias Civil e Militar e o Ministério Público, com auxílio da Polícia Rodoviária Federal, cumpriram 88 mandados de busca e apreensão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS