Agricultura realiza desobstrução do Canal do Vigário
12/12/2018 17:30 - Atualizado em 17/12/2018 18:30
Supcom - Divulgação
Com a utilização de uma máquina com pá hidráulica, a superintendência de Agricultura e Pecuária realizou a desobstrução do Canal do Vigário, em Guarus, na altura do Assentamento Zumbi dos Palmares I, em Guarus. Foi retirado um pilar de concreto em um trecho onde existia uma velha ponte férrea, que desabou há mais de 10 anos. A estrutura prejudicava o escoamento da água quando o rio Paraíba do Sul ficava mais baixo.
— O canal liga o rio à Lagoa de Campelo, a cerca de 15 quilômetros, mas a adução de água só acontecia quando ele estava acima de 7 metros. Com a retirada do pilar, a água que estava represada já começou a correr. Com isso, os agricultores à margem do canal serão beneficiados — explica o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
A retirada do pilar de mais de 10 toneladas tranquilizou os assentados do Zumbi I, que temiam ser prejudicados com a falta de água em suas propriedades, mesmo com o Paraíba cheio, mas com cota abaixo de 7 metros.
— Agora, quando o rio atingir 5,4 metros, a água já vai passar pelo local da velha ponte, pois não terá mais o obstáculo. Com isso, ganhamos não apenas nós, produtores rurais, mas também os pescadores da Lagoa do Campelo, com alevinos que irão do rio para a lagoa através do canal — afirma aliviado o agricultor Emilton Basílio de Souza, o Pico, de 54 anos, dono de um lote no assentamento Zumbi I. A nova delegacia vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS