Onda de violência assusta em SFI
15/12/2018 18:51 - Atualizado em 21/12/2018 15:38
147ª DP (SFI)
147ª DP (SFI) / Folha da Manhã
A onda de violência em São Francisco de Itabapoana (SFI) preocupa os moradores, especialmente com a proximidade do verão, quando a população aumenta, elevando as ocorrências policiais. Nessa semana, duas mulheres foram baleadas no rosto, em pontos distintos do município, no bairro do Macuco e na praia de Gargaú. Outro caso que chocou foi o da jovem de 19 anos abusada sexualmente após ser assaltada junto com o namorado, de 20 anos, na madrugada do dia 26 de novembro, na praça dos Quiosques, também em Gargaú. O número de casos de assassinato em 2018 já superou o de 2017. O primeiro trimestre de 2018 foi o mais violento, com sete dos 16 casos registrados este ano. Para traçar um planejamento estratégico na alta temporada, o poder público municipal se reunirá com autoridades policiais, na próxima terça-feira (18), às 14h, na sede da Prefeitura. Na oportunidade, será colocada em pauta a Programação do Verão 2019.
Segundo a delegada titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado, a Polícia Civil realiza um trabalho de parceria com a Polícia Militar e com o poder público para o reforço da segurança pública. Sobre os casos de violência no município, ela afirmou que diversas diligências foram realizadas nas duas últimas semanas, com respostas positivas e rápidas que levaram a identificação e responsabilização dos autores, como o caso que envolveu o casal de namorados, na madrugada do dia 26 de novembro. Em relação aos crimes que vitimaram as mulheres nessa semana, a delegada informou que as investigações apontam como causa, feminicídio tentado ou envolvimento com outros crimes.
Já o comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos), tenente-coronel Fabiano Santos destacou que os crimes em questão não têm ligação direta com o verão. O planejamento do policiamento, segundo ele, será fechado após a reunião na Prefeitura de SFI, a partir da programação de verão e Réveillon, que será discutida.
— Sabemos que nessa época do ano muitos já começam a migrar para o litoral e, por isso, o policiamento será reforçado na região, não nos esquecendo da cidade de Campos, que costuma ficar mais deserta. O 8º BPM abrange também as praias do Farol e de São João da Barra, as quais os municípios já entregaram as suas programações — disse.
Tenente-coronel Fabiano Santos
Tenente-coronel Fabiano Santos / Foto - Isaías Fernandes
Sobre o caso envolvendo as mulheres, o comandante disse que são crimes que a PM não tem como evitar, ocorrido dentro de casa, sendo importante a participação da população, que pode acionar a PM, por meio do disque-denúncia: 27231177 ou 190. Já o crime contra o casal, que estava em via pública, a PM, juntamente com policiais da 147ª DP, prendeu um dos autores, na mesma semana do crime, mediante a um mandado de prisão. O segundo acusado, se entregou na sede da delegacia, no dia 4 de dezembro, na presença do advogado. De acordo com o comandante, ele também é acusado de cometer outro estupro no dia 19 de novembro.
Fabiano disse ainda que a Polícia Civil e a Militar estão atentas para os casos de homicídios. “Há informações de que há uma migração dos bairros de Guarus para as praias de SFI e que esses indivíduos estão envolvidos com a disputa do tráfico de drogas”, acrescentou.
De janeiro a novembro de 2018, foram apreendidos 313 quilos de maconha, 116 quilos cocaína, 14 quilos de crack e 403 armas de fogo. No mesmo período foram 1549 presos por diversos crimes, na área do 8ºBPM.
Crimes chocaram nas últimas semanas
Na tarde da última quarta-feira (12), uma jovem de 19 anos foi atingida com um tiro no rosto, dentro de casa, na rua Principal do Bairro do Macuco, área central da cidade. O caso é semelhante a uma tentativa de homicídio ocorrida na tarde do dia anterior (11), quando outra mulher de 32 anos também foi atingida por um tiro no rosto, na praia de Gargaú.
A jovem foi baleada por volta das 16h30. No Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, o companheiro dela, de 26 anos, que preferiu não se identificar, contou que ele estava na sala de casa com a mulher brincando com a filha de 1 ano e 3 meses, quando foram surpreendidos por um homem encapuzado, armado. O criminoso fez um disparo que atingiu o rosto da moça e ao se assustar com a presença da criança fugiu. Ela foi socorrida por uma equipe do Resgate Municipal. Há duas semanas, o homem teria se envolvido em uma briga na saída de um clube em Guaxindiba.
Já a mulher de 32 anos estava com o companheiro e outras duas pessoas, no quintal da residência, quando dois homens entraram disparando contra eles. Ela também foi socorrida pela equipe de resgate do município e encaminhada para o HFM.
Entre a madrugada e a noite do último domingo (9), um homem, de 26 anos, foi assassinado e outras três pessoas foram baleadas na cidade. Mais um homicídio já havia sido registrado na noite de sexta-feira (7). A preocupação dos moradores é ainda maior com a proximidade do verão, quando a população aumenta, assim como as ocorrências policiais.
Segundo a Polícia Militar, as vítimas estavam namorando e encostados no carro do rapaz, na Praça dos Quiosques, quando foram surpreendidos pelos suspeitos – um negro, magro e alto e outro branco, mais baixo e mais forte – conforme descrições passadas pelas vítimas. Um dos assaltantes portava arma de fogo e deu uma coronhada na cabeça do jovem roubando o celular, cordão de prata, relógio e R$ 20 em espécie. Dela, eles roubaram um celular, arrastando-a para um matagal, onde praticaram o estupro. Após o crime, a vítima foi levada para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos e, depois, para o Hospital Ferreira Machado (HFM), onde passou por exames.
Atenção à segurança e parceria com Estado
Objetivando o planejamento das ações para o Verão 2019, a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, convidou autoridades na área de segurança pública para uma reunião. Na oportunidade, assuntos relacionados à segurança dos banhistas, como o fornecimento de energia elétrica e água, e ordenamento do trânsito também serão discutidos.
— Estamos muito preocupados com os últimos acontecimentos ocorridos no município relativos à violência, principalmente os crimes contra a vida. Vamos cobrar do Governo do Estado, responsável pela Segurança Pública, que garanta mais segurança para os nossos moradores e para todos que visitam a nossa cidade. Temos buscado parcerias com a 3ª Companhia da PM para ajudar no policiamento ostensivo, como por exemplo, a disponibilidade de um prédio para a reabertura do DPO de Travessão de Barra e a cessão de guardas municipais, que deverão atuar trabalhando no plantão telefônico permitindo o pleno funcionamento do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Barra do Itabapoana, que estava com falta de efetivo — disse.
Em relação à Programação do Verão 2019, para as praias e sede do município, a prefeita afirmou que estão sendo fechados os últimos detalhes e a previsão é de que na próxima semana a programação do Réveillon e de janeiro seja divulgada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS