Natação tem recordes e projeta novos saltos
19/12/2018 22:08 - Atualizado em 25/12/2018 12:55
A natação se manteve como o esporte que mais medalhas e troféus trouxe para Campos em 2018. E projeta importantes saltos e perspectivas para o próximo ano, com a disputa do Campeonato Campista, depois de 25 anos. Mais uma vez, destaque para a Equipe Reis de Natação, patrocinada pela Folha da Manhã, que fechou o ano com recordes de troféus e medalhas nas duas últimas competições.
No Campeonato Estadual de Natação Máster de Verão, no Botafogo FR, a nadadora Rita Fonseca trouxe quatro medalhas de ouro em quatro provas, com um recorde estadual nos 100m livre e melhor índice técnico da categoria. Chegou em primeiro lugar no revezamento 4x50 livre feminino 160+ e 3° nos 4x50 livre 160+ misto.
— Voltar a nadar depois de tantos anos e com bons resultados não tem preço. Foi um ano muito positivo. Em três competições que disputei este ano trouxe 18 medalhas. Acabei aproveitando bem as chances, mas devo também esse desempenho também ao nosso mestre aí, o Luciano Reis, que tem feito milagres — brincou.
— Agora é traçar as metas para o próximo ano. Quero nadar os dois campeonatos brasileiros, no início e no fim do ano, Campeonato Estadual e com a perspectiva de disputar o Mundial na Coréia — acrescentou.
A garotada iniciante nas piscinas também fez bonito neste fim de temporada. Durante o Campeonato Estadual Mirim e Petiz, também no Botafogo, destaque para Sara dos Santos, que chegou em primeiro lugar nos 50m borboleta e nos 50m costas; quarto nos 100 livre; e segundo nos 50 livre e 100 costas.
— A Sara teve um desempenho muito bom, foi bastante elogiada por todos, inclusive por muitos clubes grandes. Mas a evolução dela é muito nítida, mesmo com a pouca experiência que ela tem. A recordista dos 50 borboleta, que mantém seu recorde desde 2000, ficou bem preocupada em perder sua marca, mas da próxima vez a Sara vai bater recorde, com certeza— disse a assistente Tamires Pereira.
Treinamentos e evolução na hora certa
Outro destaque, Heitor Tinoco, que chegou em terceiro nos 50 e 100m livre e 50m costas. Leonardo Corrêa, terceiro nos 50 e 100m livre e 50 costas; Lourenço Corrêa, sexto nos 50m livre e quatro nos 50m costas; além de Maria Eliza Barbosa, sexto nos 200 m livre e oitavo nos 50 livre.
— Os resultados foram muito bons, todos baixaram seus tempos e estão evoluindo aos poucos, como deve ser na faixa etária deles, entre 7 aos 12 anos. O treinamento é bem tranquilo de acordo com a idade para que eles possam seguir no esporte e darem os resultados esperados na hora certa — acrescentou Tamires.
— Nossos objetivos foram atingidos, com a garotada e os mais experientes sempre muito dedicados, o que reflete nos resultados obtidos nas competições. Não adianta só eu querer que as coisas aconteçam. É necessário o empenho deles para que continuem a representar bem a natação de Campos — disse o técnico Luciano Reis.
Expectativas com melhora na economia para 2019
O presidente do Tênis, Luiz Cláudio Vieira, admite que o ano de 2019 deve abrir expectativas para a natação no clube.
— Estamos em fase inicial de entendimentos e esperamos fechar uma parceria com um grande clube do Rio. Vai ser muito importante porque irá nos facilitar bastante nos custos de hospedagem e alimentação dos atletas. Mas este ano conseguimos manter a água na piscina no nível adequado o ano todo, firmamos parceria com a Fundação Municipal de Esportes, e com a expectativa de melhoria no cenário da economia, esperamos fechar contratos de patrocinadores do setor privado para formar equipes ainda mais competitivas nas disputas em âmbito estadual e nacional — disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS