SJB tem dois apagões em um mês
Arnaldo Neto e Victor Azevedo 20/12/2018 18:26 - Atualizado em 25/12/2018 13:18
Moradores de São João da Barra voltaram a sofrer com a falta de energia elétrica na madrugada de ontem. A instabilidade teve início por volta das 0h30 e a energia só foi restabelecida às 5h da manhã. Além da sede do município, o problema também atingiu às praias de Grussaí e Atafona. Outras localidades, como Barcelos e Cajueiro, sofreram quedas de energia, mas o serviço não demorou a voltar ao normal. Não foi o primeiro incidente e já ocorreu de turistas trocarem as praias sanjoanenses por outras de região em função do problema. Ontem mesmo, à tarde, a prefeita Carla Machado (PP) se reuniu com representantes da concessionária, preocupada com o aumento na demanda pelo serviço, com o verão.
Este foi o segundo apagão em um mês, no município. Em nota, a Enel informou que “a queda de energia em São João da Barra, Grussaí e Atafona ocorreu devido a uma falha na linha de transmissão, que já foi corrigida”. Mais uma vez, a companhia ressaltou que “ações de melhorias já estão sendo implementadas, a fim de garantir a qualidade do fornecimento de energia na região”.
A instabilidade no fornecimento de energia elétrica é um problema recorrente em São João da Barra. E a situação preocupa ainda mais com a chegada da alta temporada, quando a população do município costuma triplicar, com a chegada de turistas e veranistas.
Regina Rangel é moradora de São João da Barra e reclamou das constantes faltas de energia. “Se não bastasse o calor e os mosquitos, ainda falta energia elétrica. Essa empresa só pode estar brincando com o povo. A conta já é um absurdo e ainda deixa a gente na mão. Nem quero imaginar como será no verão”, falou.
No último feriado prolongado, em novembro, SJB recebeu um grande número de pessoas e problemas de energia ocorreram. Na ocasião, segundo a Enel, houve um desarme na Linha de Transmissão Abadia – Usina de Campos, que causou a interrupção do fornecimento para clientes da área urbana, Atafona e Grussaí. No dia, foram mais de seis horas de interrupção de energia elétrica, ocasionando uma debandada de turistas, que foram passar o feriado na cidade.
Em setembro, a concessionária anunciou melhorias no serviço de distribuição de energia e afirmou que, até o final deste ano, serão investidos R$ 103 milhões em toda a região Norte Fluminense. Os investimentos, segundo informou a Enel, fazem parte de um plano de qualidade da companhia para a região e o montante está sendo destinado, principalmente, à melhoria da qualidade do serviço e das conexões, com ampliação e digitalização da rede elétrica.
Prefeita cobra soluções à concessionária
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, esteve reunida, na tarde de ontem, com representantes da concessionária de energia Enel, para cobrar soluções para o município após apagões.
Carla informou que os representantes da empresa garantiram “que solucionarão emergencialmente o problema através da utilização da subestação do Açu até que se resolva, de forma definitiva, o que está prejudicando o funcionamento normal da subestação de Pontinhas”.
A prefeita destacou que a cobrança foi por “maior qualidade na prestação do serviço de fornecimento de energia à nossa população e turistas”.
— Sabemos que foram feitos investimentos, mas não dá para aceitar que ocorram apagões e oscilação de energia — salientou Carla.
Os apagões mais recentes em São João da Barra ocorreram entre 18 e 19 de novembro e na noite de dessa quarta-feira, sendo solucionado apenas na manhã de ontem. Vale destacar que a cidade, que já recebe muitos turistas em função das altas temperaturas, passará a ter uma demanda maior por serviços agora, na alta temporada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS