Comércio às vésperas do Natal
Jane Ribeiro 22/12/2018 14:34 - Atualizado em 26/12/2018 14:26
Antônio Leudo
Mais um Natal se aproxima e alguns brasileiros não perdem o velho costume de deixar tudo para a última hora. Por isso, os consumidores enfrentaram temperaturas de mais de 35 graus para encontrar bons preços na mais famosa rua popular de Campos, a João Pessoa, que foi fechada para dar mais comodidade aos consumidores nesta reta final para o Natal. Para alguns vendedores, o movimento está sendo considerado excelente. 
Gerente de uma loja de brinquedos, Maria Lúcia Bezerra das Graças se preparou para um dia de loja lotada entre as prateleiras com brinquedos e artigos de festa, e quase não deu conta. Ela teve que repor as mercadorias duas vezes.
— Esses últimos dias tem sido de muito trabalho, graças a Deus e aos consumidores que vieram com vontade de comprar e presentear os familiares. Tivemos um aumento nas vendas em torno de 20%, comparado com o mesmo período do ano passado. Graças a Deus a economia deu uma melhorada e as pessoas vão poder ter um Natal mais folgado — disse a gerente.
Deixar para comprar aos “45 do segundo tempo”, porém, pode ser ruim para o bolso. “Porque pode não dar tempo para pesquisar preços ou encontrar opções de produtos mais baratas”, alerta o economista Marcos Aurélio Duarte. “A pressão também pode levar a compras impulsivas, daquilo que não é realmente necessário. O ideal é se programar ou ir às compras com o dinheiro contado. É a melhor dica”, disse ele.
Foi justamente isso que aconteceu com a empresária Catarina Limeira. Sem tempo para ir às compras por causa do trabalho, deixou para os últimos dias. “Tive que fazer uma listinha para não me perder e acabei tendo que gastar mais um pouco porque não pude pesquisar os preços, mas deu tudo certo”, informou ela.
As entidades de classe, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos e Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), estão satisfeitas com as vendas deste ano.
— Houve um aumento nas vendas se comparado com o ano passado, mas as pessoas estão pesquisando mais e comprando estritamente o necessário, para se evitar o endividamento que ocorreu em anos anteriores. Fecharemos o ano com resultados positivos — informou o presidente da Acic, Leonardo Castro de Abreu.
Procon dá orientações aos consumidores
Com equipes nas ruas, a superintendência do Procon em Campos está orientando os consumidores sobre os seus direitos, nesta reta final das compras de Natal. A dica é para que pesquisem os preços, devido a possíveis variações comuns neste período, de acordo com a marca e os estabelecimentos. Também está sendo ressaltada a atenção quanto à data de validade e à descrição dos produtos. Outra orientação é quanto a facilidades, como descontos, proximidade, estacionamento, formas de pagamento e entrega em domicílio.
— Os estabelecimentos têm a obrigação de trocar apenas produtos defeituosos, e não por arrependimento quanto a modelo, cor, tamanho ou outras questões. Nestes casos, a troca fica a critério do lojista. Quando o produto não funcionar, o prazo é de 30 dias para o fabricante dar uma solução — orientou o superintendente do Procon de Campos, Douglas Leonard.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS