Homem armado invade Catedral durante missa, mata quatro e comete suicídio em Campinas
Camilla Silva 11/12/2018 14:36 - Atualizado em 18/12/2018 17:40
Reprodução - Facebook
 Um homem matou quatro pessoas e deixou outras quatro feridas durante uma missa na Catedral Metropolitana, no Centro de Campinas (SP), na tarde desta terça-feira. Segundo a Polícia Civil, o atirador, identificado como Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, teria entrado na Catedral com uma pistola e um revólver calibre 38, e se matado em frente ao altar após crimes. Autoridades religiosas de Campos lamentaram o atentado e lembraram o tema oficial da campanha de fraternidade deste ano “Fraternidade e Superação da Violência”. Também, nesta terça, um atirador matou duas pessoas e deixou diversos feridos em um ataque na França.
— Um caso de desespero. A gente tem que lamentar esse absurdo. Rezar por aqueles que morreram, ficaram feridos e também pelo atirador. Estamos solidários a Igreja de Campinas — afirmou o bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Dom Fernando Arêas Rifan.
O Bispo da Diocese de Campos Dom Roberto Francisco Ferrería alerta para o culto às armas presente na sociedade brasileira. “Este é um grito que devemos interpretar. O sentimento é de estranhamento, alienação e falta de solidariedade nas cidades. Sem Deus e fraternidade entre irmãos só resta a violência”, afirma.
Um vídeo do circuito interno da Catedral, divulgado pela polícia, mostra que o atirador chegou sozinho e disparou pelo menos dois cartuchos com 11 balas cada um. Outros dois cartuchos não foram utilizados e estavam dentro do bolso. A polícia chegou a atirar na costela de Euler Fernando, que, em seguida, cometeu suicídio. “Sem a intervenção da polícia a matança seria maior”, disse o delegado José Henrique Ventura.
O Ministério Público do Estado de São Paulo informou que Euler atuou como auxiliar de Promotoria I, na Comarca de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. Ele pediu exoneração do cargo em 2014. Segundo a Polícia Civil, ele era analista de sistemas.
Vítimas - Um homem de 84 anos, que foi atingido no tórax e no abdômen durante tiroteio. Entre os feridos, ele é o que se encontra em estado mais grave. Na mesma unidade, uma mulher de 65 anos está estável e permanece em observação. Ela foi ferida no tórax, na mão e teve uma fratura na clavícula. Outra mulher, que foi levada ao Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também está estável. A quarta pessoa ferida foi encaminhada ao Hospital da Beneficência Portuguesa, mas não há informações sobre o quadro de saúde.
Na França - Duas pessoas morreram e 11 ficaram feridas depois que um homem entrou atirando em um mercado, na noite desta terça-feira (11), no centro de Estrasburgo, na França. Segundo relatos, os tiros começaram por volta das 20 horas, horário local, (17 horas em Brasília), na rua des Orfèvres. O atirador não foi capturado, mas já foi identificado, embora as autoridades não tenham divulgado seu nome.
Campanha - “A superação da violência, condição para uma sociedade e cultura da paz, exige comprometimento e ações envolvendo a sociedade civil organizada, a Igreja e os poderes constituídos para a formulação de políticas públicas emancipatórias que assegurem a vida e o direito das pessoas em uma sociedade e cultura de Paz”, diz o secretário executivo de Campanha da Fraternidade, padre Luís Fernando da Silva.
Reprodução

ÚLTIMAS NOTÍCIAS