Programa conclui piloto em Ciep
13/12/2018 21:24 - Atualizado em 14/12/2018 14:19
O projeto “Escola de Heróis”, desenvolvido em uma parceria da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) com o Corpo de Bombeiros, encerrou nesta quinta-feira a primeira fase das ações, com 610 alunos do CIEP Municipalizado Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora. Desde outubro, os alunos tiveram aulas com noções e treinamento para prevenção de acidentes.
A Smece pretende levar o projeto a outras unidades escolares.
— Estamos terminando a primeira etapa do projeto piloto, com a intenção de ampliá-lo para outras unidades da nossa rede. Esta iniciativa faz parte de um conjunto de projetos que a secretaria de Educação realiza, compondo uma rede de proteção e cuidados com os nossos estudantes. Além da prevenção, o Escola de Heróis visa, ainda, reconstruir valores que se perderam ao longo do tempo, como da disciplina e da autoridade, sempre aliados ao respeito e à tolerância — destacou o secretário de Educação de Campos, Brand Arenari.
As aulas do Escola de Heróis trataram de noções sobre medidas para prevenção de acidentes domésticos, de trânsito e afogamento, primeiros socorros e combate a princípio de incêndio, além de cuidados com a saúde, para evitar problemas dentários.
— Esse primeiro projeto serviu para verificarmos como seria a adesão, o interesse, a participação dos estudantes. No próximo ano, vamos selecionar duas unidades escolares para dar continuidade ao programa — informou a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello.
O comandante da Área Norte e Noroeste do Corpo de Bombeiros, coronel Cássio Capelli, confirmou a realização do Escola de Heróis em 2019 e destacou os bons resultados obtidos com o programa na primeira fase.
— O principal é formar uma sociedade melhor, mais comprometida com a cidade, com o estado e o país. Esse é o grande objetivo do nosso projeto. Acompanhamos os trabalhos e a atuação dos alunos e, pelo o que eu pude perceber, o objetivo foi alcançado — declarou o comandante.
O coronel ainda informou que, para a próxima fase do programa, pensa em reunião periódica com os pais, para saber deles o desenvolvimento do projeto em casa, fora da escola. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS