Bombeiros dão início à Operação Verão
Camilla Silva 06/12/2018 22:24 - Atualizado em 07/12/2018 17:25
Praia, rio, cachoeira, lagoa e piscina. As alternativas para aliviar o calor na estação mais quente do ano, em nossa região, são várias, mas os cuidados para prevenir uma situação de perigo também devem ser. Assim, o Corpo de Bombeiros iniciou, no último final de semana, a Operação Verão, visando diminuir o número de afogamentos durante o período de temperaturas mais elevadas.
Entre as orientações, está o cuidado com as sinalizações nas praias e avisos de risco nos balneários. Em cachoeiras e rios é importante não realizar saltos perigosos, devido à possibilidade de pedras no leito e também quedas em pedras com limo. A atenção com as crianças deve ser constante, pois o afogamento pode ser evitado com supervisão adequada e incentivo a brincadeiras seguras.
Em levantamento divulgado nesta quinta-feira pela corporação, Campos ocupa a 11ª posição no ranking estadual em número de atendimentos entre 1º de janeiro e 2 de dezembro deste ano, com 478 salvamentos. São João da Barra está em 13ª, com 297.
Na operação, a atuação dos militares contará com o apoio de jets ki, lanchas, botes, quadriciclos e helicópteros.
— A Operação Verão é um planejamento estratégico em virtude do expressivo aumento de frequentadores nas praias, nesta época do ano. Trabalhamos ativamente na conscientização e prevenção, a fim de evitar riscos de afogamentos. É fundamental que as pessoas sigam as recomendações e obedeçam à sinalização, evitando se expor a riscos durante o banho de mar — destacou coronel Roberto Robadey Jr., secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro.
Na região Norte Fluminense, o efetivo de guarda-vidas estará nas praias de Grussaí e Atafona, no município de São João da Barra, e na praia campista de Farol de São Thomé. No verão de 2018, os bombeiros realizaram 2371 ações de prevenção a afogamento e 657 resgates. Destas, 197 vítimas foram retiradas da água.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS