Polícia reforça segurança no Centro para o período de Natal
Camilla Silva 06/12/2018 22:22 - Atualizado em 09/12/2018 09:00
A região central de Campos que possui concentração de comércio, como o Calçadão do Boulevard Francisco Paula Carneiro, Pelinca e Terminal Rodoviário, vai contar, até o dia 23 de dezembro, com reforço na segurança, com a Operação Papai Noel da Polícia Militar. O objetivo é aumentar a repressão a crimes como roubos e furtos durante o fim do ano, quando aumenta a movimentação do comércio por causa das compras de Natal e tem mais quantidade de dinheiro circulando nas ruas, com o 13º salário. Neste ano, o número de roubos e furtos aumentou 11% e 17%, respectivamente, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.
— Orientamos que a população evite sacar e andar com grande quantidade de dinheiro nas ruas. Os idosos precisam de atenção redobrada quando forem receber o pagamento. É importante seguir as medidas de segurança dos bancos para não ter nenhum problema — informou o tenente-coronel Robson Cardeal, subcomandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Segundo a PM, cerca 30 policiais estão realizando rondas entre as 6h e 22h, inclusive nos finais de semana, com maior concentração no horário de funcionamento do comércio. A ação terá, ainda, o apoio de oito policiais em motos e uma viatura, que ficará de apoio durante toda a operação.
— A presença da polícia na rua realmente deixa a gente, que trabalha aqui, mais tranquilo. Gostaríamos que não ficasse apenas no fim do ano — relatou o vendedor Leandro Silva.
Dados — Comparando o período entre janeiro e outubro, em 2018 o número de roubos cresceu 11% — de 1.307 em 2017 para 1.457 em 2018. Em relação aos furtos, também foi registrado aumento: de 1879 para 2196, um acréscimo de 17%.
Se analisados só os casos ocorridos em dezembro, mês da Operação Papai Noel, na 134ª Delegacia de Polícia (Centro), os dados apontam uma queda. Foram 137 casos registrados em 2016, contra 117, em 2017. O número de furtos também diminuiu: 249 em 2016 e 207 em 2017.
Casos — Na última quinta-feira (29), um homem ficou ferido após tentar assaltar uma motociclista, no Centro. Populares detiveram o suspeito depois que um motorista que passava pelo local perceber a ação e jogar o veículo contra a moto em que o suspeito estava, na rua Gil de Góis.
Outro caso que assustou comerciantes e populares na região foi o assalto às Lojas Americanas. Segundo a Polícia Militar, um segurança particular estava na porta do estabelecimento, esperando os últimos clientes saírem, quando foi abordado. Em seguida, os criminosos entraram na loja, renderam outros funcionários e exigiram o dinheiro do cofre e celulares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS