Para descobrir novos talentos nas piscinas
07/12/2018 20:55 - Atualizado em 10/12/2018 15:29
O prazer de cair na piscina, conquistar medalhas, bater recordes, superar marcas e testar seus limites são partes inerentes à rotina dos nadadores. Quando se adiciona a esses ingredientes o tempero da sadia rivalidade nas disputas locais, eis a receita perfeita do sucesso que se prenuncia para o Campeonato Campista de Natação, que começa neste sábado, na piscina do Instituto Federal Fluminense (IFF). A competição retorna após 25 anos de paralisação, e reúne mais de 200 atletas, entre 6 a 19 anos, a partir das 8h.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, como está previsto chuva para o final de semana, a FME em respeito aos atletas e familiares decidiu transferir o local da competição que inicialmente seria na sede da Fundação.
Participam da prova de nado livre atletas da FME, do Centro Escola do Esportes- CEDEs, além do Sesc, Sest/Senat, Automóvel Clube Fluminense, Tênis Clube, Academia Corpo e Energia e Águas em Movimento e Associação Batista Planície. Os atletas deverão chegar com antecedência ao local da prova.
Thuin afirma que, desde que assumiu o cargo, vem trabalhando para resgatar a disputa das competições locais.
— Para isso, foram realizados vários torneios com o objetivo de incentivar a prática esportiva e agora, ao ver o desempenho dos atletas, decidimos resgatar e promover o campeonato, que tem por objetivo descobrir novos talentos da natação em Campos — destacou Thuin.
Para o coordenador de natação do Tênis Clube de Campos, Luciano Reis, que comanda a Equipe Reis de Natação, com o patrocínio da Folha da Manhã, a retomada do Campeonato Campista vai dar uma alavancada na modalidade esportiva.
— No passado, o Campeonato Campista trouxe grandes frutos para a cidade, nas precisas braçadas de Gisele Pereira e do próprio Raphael Thuin, entre outros nadadores da época. Resgatar a natação é um estímulo para essa nova geração que vem despontando nas piscinas. Espero que, em breve, esses atletas nadadores campistas venham se destacar no cenário estadual, brasileiro e até internacional —, destacou Luciano Reis, que vai levar cerca de 20 atletas para a disputa.
A competição vai reunir atletas nas categorias pré-mirim (para crianças nascidas em 2011), mirim 0 (nascidos em 2010), mirim 1 (nascidos em 2009), mirim 2 (de 2008), petiz 1 (nascidos em 2007) e petiz 2 (que vieram em 2006), além do infantil (para os nascidos entre 2004/2005), juvenil (entre 2002/2003) e júnior, (que nasceram entre 1999/2001), que vão competir no estilo livre. (A.N) (P.R.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS