São João da Barra está no clima de Natal
08/12/2018 18:17 - Atualizado em 10/12/2018 15:51
Avenida decorada em São João da Barra
Avenida decorada em São João da Barra / Paulo S. Pinheiro / Divulgação
São João da Barra entra no clima de Natal neste domingo (9). A Prefeitura — por meio das secretarias de Educação e Cultura e de Turismo, Esporte e Lazer — promove em parceria com instituições culturais e religiosas, uma programação variada, que inclui chegada do Papai Noel; coreto musical (especial de Natal); Cine natalino; Caravana natalina (diversão e recreação); sarau cultural de Natal, missa de Natal, dentre outras atrações. Com a principal avenida da cidade, a Joaquim Thomaz de Aquino Filho, já decorada, a programação começa neste domingo e prossegue até o dia 25, prometendo muita luz, magia e encanto.
Entre os destaques do evento estão a iluminação em verde, na praça São João Batista e na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, e a cenografia natalina, com peças do bom velhinho e outros adereços. A praça receberá uma árvore de Natal gigante, a casa do Papai Noel e brinquedos para as crianças. Hoje, a partir das 16h, acontece a caravana natalina. Já às 17h, o Papai Noel chegará pelas águas do Paraíba do Sul, no Cais do Imperador.
— Queremos proporcionar um Natal dos sonhos para os nossos munícipes e visitantes, dias agradáveis para que possam compartilhar com suas famílias todo o amor e cumplicidade que este momento representa. A programação da Celebração de Natal foi feita com muito carinho — ressaltou a prefeita Carla Machado.
A expectativa da secretaria de Turismo é que a Celebração de Natal fomente a economia local, registrando um número significativo na ocupação de pousadas, além dos restaurantes locais. “Estamos prontos para receber o público neste período, que poderá também fazer visitação aos nossos prédios históricos”, disse o secretário de Turismo, Edivaldo Machado.
O evento conta com a parceria do grupo Sonho, Amor e Fantasia e da empresa Multiplural Produções. E tem o apoio cultural da Cia de Dança Emanuelle Gaia, Cia de Dança Jhonatan Martins, Centro de Danças Aline Miranda, Cia Passos de Dança, Associarthis, G.R.E.S. Chinês, G.R.E.S. Congos, Banda União dos Operários, Jovens Solidários, Aquidabã Cia de Teatro, Irmandade Nossa Senhora da Penha, Irmandade São João Batista, Grupo da Terceira Idade do Açu — Derly Machado e Projeto Coração Gigante.
Decoração de Natal em São João da Barra
Decoração de Natal em São João da Barra / Paulo S. Pinheiro / Divulgação
Voluntários ainda podem se inscrever
As celebrações natalinas em São João da Barra contam com a participação da população não só para assistir, mas também para atuação nas encenações. A Associação Sonho, Amor e Fantasia e a Multiplural Produções estão com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (14) para estudantes universitários e interessados em atuar como voluntários na Celebração de Natal.
O link para as inscrições está disponível no site da Prefeitura informando as atividades de interesse. Serão ofertados certificados de participação (incluso com horas acadêmicas) aos participantes. No mesmo link, estão sendo realizadas as inscrições para os cursos de artesanato natalino, que serão realizados nos dias 11 e 12 de dezembro.
Entre as atividades realizadas estão o presépio vivo e a parada de Natal. No caso do presépio, as apresentações acontecerão todos os domingos (9, 16 e 23) na praça São João Batista. Já a parada de Natal será no dia 16, próximo domingo, na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho. No dia 25 de dezembro, quando os cristãos celebram o nascimento de Jesus, a noite contará com o presépio vivo e mais uma apresentação da parada de Natal. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS