Comércio à espera da decoração
Jane Ribeiro 07/12/2018 11:11 - Atualizado em 10/12/2018 15:31
Isaías Fernandes
A falta de iluminação e decoração natalina no Centro de Campos e em pontos estratégicos do comércio tem desagradado a populares e comerciantes. Faltam apenas 17 dias para o Natal e, até agora, nada foi feito. Fato que desanima os consumidores a irem às compras. As entidades ligadas ao comércio como Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Carjopa e Associação Comercial, e Industrial de Campos (Acic), dizem que, sem parceria com a Prefeitura, não há condições de enfeitar as ruas e praças, e isso pode afetar as vendas do comércio.
— A decoração natalina é um grande atrativo para despertar e aquecer as vendas neste período que antecede o Natal. Sem contar que estimula o espírito natalino das pessoas, que ficam mais propensas a realizar boas ações e, se não tiver uma iluminação e decoração, será um Natal difícil — destacou o presidente da Acic, Leonardo Castro de Abreu.
O presidente da Carjopa, Luís Carlos Chicre, informou que tramita, há mais de 20 dias, na Prefeitura um projeto de iluminação elaborado pela Carjopa, CDL e Acic de pedido de apoio e verba, mas que até o momento não se tem resposta.
—O projeto existe de iluminação da Praça São Salvador e de algumas ruas da área central, mas, por enquanto, não obtivemos resposta sobre verba para isso. Fico muito triste, mas ainda temos esperança porque a presença da decoração estimula as vendas e não podemos deixar de dar essa animação ao consumidor — disse ele.
Em nota, a assessoria de imprensa da CDL lamenta a falta de decoração na área central da cidade. “A CDL lamenta que mais uma vez Campos vai ficar sem a decoração que inspira as vendas, mas compreende a dificuldade alegada pelo poder público e tenta incentivar para que os lojistas possam enfeitar suas lojas e vitrines. Esperamos que isso não atrapalhe as vendas, já que esse é o período de grandes vendas”, informou a Assessoria.
Apesar da demora, a assessoria da Prefeitura de Campos garante que a decoração vai ser feita. “A prefeitura de Campos está apoiando o 1º Festival de Natal, que começou hoje e segue até domingo (09) na Praça do Liceu, que vai contar com decoração e várias atrações para o público. O município também está junto à sociedade civil organizada nos preparativos para a decoração natalina na área central. A previsão é de que, esta semana, os detalhes finais da parceria sejam concluídos para que, na próxima semana, possa ser iniciada a montagem”, informou a assessoria.
Consumidores sentem falta da iluminação
Os comerciantes e consumidores estão sentindo falta da iluminação e da decoração de Natal em volta da praça e nas ruas de mais movimento de comércio. O gerente de uma loja de celulares, Pedro Siqueira, disse que sem a decoração não parece que estamos no final do ano.
— O Natal é época de renovação e a iluminação colorida, e as decorações mostram que o Natal está aí batendo na porta é muito importante. O clima de Natal são partes fundamentais para animar a população ir as compras. Esse ano Campos parece estar sem vida, sem magia, muito triste — disse ele.
Essa também é a opinião da dona de casa Patrícia Carvalho. Segundo ela o clima criado pelos enfeites acaba contagiando as pessoas. “O Natal é a data mais alegre que conheço e se não tiver alguma coisa que chama a atenção da gente, que lembre o Natal o final de ano fica muito sem graça”, reclamou a dona de casa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS