"PATA no ar" na Plena TV
Matheus Berriel 07/12/2018 17:54 - Atualizado em 10/12/2018 15:26
Assuntos ligados aos maus tratos de animais estão em alta no Brasil desde o último dia 28, após a polêmica morte de uma cadela em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, crime no qual o acusado de tê-lo cometido é o segurança de uma unidade do Carrefour. O caso será discutido na segunda edição do programa “PATA no ar”, que estreou no último domingo (2), na Plena TV, emissora integrante do Grupo Folha de Comunicação. O veterinário Saulo Quina e a protetora de animais Joseth Bravo foram convidados pela apresentadora Marcelle Almeida para participarem do programa que vai ao ar no domingo (9), às 15h20.
— O caso do Carrefour foi um absurdo. Gravei o programa de domingo com esse tema. Chamei um veterinário e uma protetora para falarem sobre o assunto. É um absurdo, porque, pela lei brasileira, a pessoa (que comete este tipo de crime) não vai presa. Ela responde, mas não vai presa, porque é considerado crime de menor importância — disse Marcelle.
De acordo com a apresentadora, mais de 30 milhões de animais vivem na rua em todo o país, cerca de 70 mil só em Campos. A forma mais eficaz de enfrentar o problema, segundo Marcelle, é a conscientização sobre a importância da adoção e também da castração, método apontado pela Organização Mundial de Saúde como o mais eficiente para diminuir os casos de abandono e maus tratos.
— No Brasil, tem crescido a conscientização da importância dos animais. Mais pessoas estão denunciando (os casos de maus tratos), estão com menos receio do que possa acontecer. A polícia e as autoridades também respeitam mais os animais. Tem muita coisa para melhorar, mas tem evoluído. Hoje, você chama a polícia para casos de maus tratos com animal e ela atende. O programa abre portas exatamente para isso, para a conscientização da população — acrescentou Marcelle.
O “PATA no ar” é o primeiro e único programa de Campos e região voltado exclusivamente para os animais. O nome faz alusão à Organização Não Governamental (ONG) Protetores Amigos de Todos os Animais (PATA), liderada por Marcelle, há cinco anos defendendo a causa pet no município. “Meu primeiro resgate, o primeiro cachorro que peguei na rua, foi com 11 anos. E eu faço feiras de adoção, eventos de adoção pela cidade”, contou a protetora. Entre 30 e 40 animais são adotados a cada evento, variando de acordo com o local de realização.
Nas próximas edições do “PATA no ar”, sempre aos domingos, no mesmo horário, também estarão em pauta peculiaridades da rotina dos protetores e dos profissionais de clínicas veterinárias. O programa divulgará, ainda, novidades do mundo pet, como tratamentos de saúde, novas rações e até mesmo roupas para os bichos.
Em Campos, Macaé e na Região dos Lagos, a Plena TV é transmitida nos canais 24 e 406 HD da Blue, 181 da NET e 3 da VerTV. Também é possível assistir a emissora nas cidades de São Fidélis, Italva, Cardoso Moreira, Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Itaperuna, pelo canal 31 da SFNet.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS