Imcon debate desenvolvimento regional
05/12/2018 15:05 - Atualizado em 07/12/2018 17:40
Antônio Leudo
A realização do ImCon 2018, Primeiro Seminário Regional de Desenvolvimento Integrado, Construção Civil e Mercado Imobiliário, marcou a data de 05 de dezembro no meio empresarial, acadêmico e no setor público. O elevado nível das palestras e debates contribuiu para iniciar um movimento com o objetivo de promover o desenvolvimento regional com aplicação de novas tecnologias e modernas técnicas de gestão. Especialistas do meio acadêmico, gestores públicos e empresários apresentaram demandas diversas e projetos da iniciativa privada e do setor público, que vão resultar em melhorias para as cidades da região e oportunidades de negócios.
O evento, realizado pelo Portal Fatore, reuniu autoridades, dentre elas, o prefeito Rafael Diniz, o deputado federal eleito Wladimir Garotinho, vereadores, e prosseguiu até à noite no auditório do Soho Residence. Temas importantes sobre o desenvolvimento regional como a aplicação de novas tecnologias e adequadas filosofias de gestão foram defendidas por economistas e consultores e especialistas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), do Cidennf (Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Norte e Noroeste Fluminense), e entidades do setor produtivo.
No painel sobre Planejamento Regional e Políticas Públicas Inovadoras para as Cidades, o economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Ricardo Luis Wyllie de Araújo, especialista em Gestão Econômica e Financeira de Empresas Management/FGV, falou sobre particularidades do espectro da economia de Campos e cidades da região. Ele citou dados de outras cidades como São João da Barra e Macaé, com ênfase nas demandas dos serviços públicos. Ele apontou indicadores que mostram caminhos para a recuperação da economia regional, afetada a partir de 2014. Wyllie apresentou dados dos estudos do Centro de Gestão Urbana, para gerar economia de energia, economia ambiental e outras importantes ações e atividades que para criar oportunidades no setor privado, com transparência e benefícios para a população.
Constou na programação o painel “Diagnóstico Regional de Cenários e Oportunidades”, ministrado pelo economista Ranulfo Vidigal e Nelson Nalbert, consultor da FGV. Eles apresentaram considerações sobre “As perspectivas regionais e oportunidades”.
Oportunidades para o crédito foram apresentadas numa mesa redonda com a gerente regional da Sicred, Maria Joceli Kovalski. A capacidade empreendedora da região foi destacada pelo lançamento do Guarus Plaza Shopping, com a participação do empresário Joilson Barcelos e o CEO da Metro Malls, Talles Barreto, responsável pelo desenvolvimento do projeto e pela comercialização e gestão da unidade.
O ImCon fechou a programação com palestra à noite sobre “Inovação, Mercado e Tecnologia”, através do Sebrae, com o publicitário Tony Ventura, mestre em negócios sustentáveis pela MUM (EUA). Especialista no assunto, ele falou sobre a importância de adoção das novas tecnologias para a indústria 4.0 e as novas ferramentas para empreendedores. (A.N.)
  • Abertura da Imcon

    Abertura da Imcon

  • Abertura da Imcon

    Abertura da Imcon

  • Abertura da Imcon

    Abertura da Imcon

  • Abertura da Imcon

    Abertura da Imcon

 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS