Rodas de samba e muito mais
Matheus Berriel 06/12/2018 18:31 - Atualizado em 10/12/2018 15:25
O Samba, que teve seu dia nacional celebrado no último dia 2, segue tendo destaque durante todo o mês de dezembro na programação cultural do Sesc. No próximo domingo (9), a Velha Guarda do Salgueiro estará em Campos para realizar uma roda de samba, às 14h. Atualmente, o grupo é composto por Zequinha, Caboclinha, Cláudio Sargento, Lisbeth Nunes, Graça Rangel e Flávio Oliveira do Salgueiro. Para ter acesso ao evento, basta levar três quilos de alimento não perecível, que serão doados para o programa Mesa Brasil Sesc RJ. Na unidade, haverá venda de feijoada, fazendo jus ao nome Samba com Feijão. Outra opção para quem curte o samba é a última roda do ano do grupo Palma Contra Palma, neste sábado (8), às 18h30, no Espaço Soma + Lab, um quintal na rua Almirante Greenhalgh. A entrada é gratuita, com colaboração artística opcional.
Outro evento no Sesc Campos, já em ritmo natalino, será o musical “Canção do Povo para o Filho do Rei”, retratando a boa nova dada pelo Arcanjo Gabriel a Maria, sobre o nascimento de Jesus Cristo. A atração está marcada para as 16h de sábado, com ingresso solidário custando uma lata de leite em pó. Já no domingo, haverá o espetáculo “Coisas da Gente”, às 16h, com texto baseado na obra do professor, poeta, compositor, cantor e pesquisador campista Hélio Coelho, abordando a história da cidade de Campos. A entrada também é solidária, trocada por uma lata de leite em pó.
Começou na última quinta-feira (6) e segue até domingo (9), na praça do Liceu, o 1º Festival de Natal, com realização da Flash Eventos e co-realização da Prefeitura. As atrações são várias, com shows, espetáculos e, claro, a presença do Papai Noel, para a alegria da criançada, que poderá vê-lo em sua casa e acompanhá-lo num passeio de trenzinho. No local, há venda de cervejas artesanais e diversas opções gastronômicas. Nesta sexta-feira (7), o evento acontece das 16h às 22h. Sábado e domingo, das 12h às 23h.
Até domingo, ficará estacionada no jardim do Liceu, durante o Festival de Natal, uma van personalizada do Governo do Estado do Espírito Santo. A Caravana Capixaba traz a Campos um pouco da cultura daquele estado. Horário: sexta-feira, das 16h às 22h; sábado e domingo, das 13h às 23h.
Acontece também nesta sexta, às 18h, a confraternização dos amigos do bar ao Gato Preto, com participação do Clube do Vinil de Campos. A organização é de Wellington Cordeiro. O estabelecimento é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico (Coppam).
Termina nesta sexta-feira o 10º Festival de Cinema do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (Uniflu). Às 18h30, será apresentado o filme “Ganga Zumba” (1963), de Cacá Diegues, seguido por roda de conversa com Victor Hugo Berenger, cineasta e professor da casa, e o cientista da educação Gilberto Totinho. O encerramento terá apresentação com um grupo de capoeira. O evento, realizado pela turma do quarto período, acontece no campus 1, prédio da antiga Faculdade de Direito de Campos (FDC).
O saxofonista Eder Rocha se apresentará, nesta sexta, às 19h, no Shopping Avenida 28, integrando a programação de concertos natalinos. Às 20h, Renata Arcobeli comandará O “Barzin de Sexta”, tocando sucessos da MPB. No sábado, será a vez do Coral de Natal Rute de Oliveira, às 16h, e da Orquestra David Machado, às 19h. Já domingo, a apresentação será do Coro misto do Centro Cultura Musical, às 16h.
A Cidade da Criança divulgou sua programação de fim de semana com pintura artística, jogos pedagógicos, brincadeiras, apresentação de dança, funcionamento do chafariz, contação de histórias, atração musical e esquete teatral. Aos sábados e domingos, o espaço funciona de 10h às 21h, com entrada franca para crianças de até 12 anos, acompanhadas pelos responsáveis, e idosos. Estudantes com 13 anos ou mais pagam R$ 2,50, valor de meia-entrada. A inteira, destinada aos adultos, custa R$ 5.
No domingo, às 11h, a cantora Mariana Soares se apresentará no Viva Jardim São Benedito, com músicas autorais e algumas de cantores consagrados da MPB. O evento é aberto ao público.
Está aberta no Museu Histórico de Campos a exposição “O Mundo de João Oliveira”, com réplicas a venda de obras do artista plástico campista, que já expôs no museu do Louvre, em Paris. O horário de funcionamento do museu, nesta sexta-feira, é das 10h às 22h. Sábado e domingo, das 9h às 14h. Entrada gratuita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS