Tiago Abud lança romance na ACL
Matheus Berriel 03/12/2018 18:14 - Atualizado em 07/12/2018 17:41
O defensor público Tiago Abud lançará, nesta quarta-feira (5), o terceiro livro de sua carreira como escritor. Engana-se quem pensa que a obra ficará limitada a comentários sobre leis ou explicações jurídicas. “Entre Putas, Ratos & Juízes — História de um defensor” é um romance fictício, mas baseado em fatos reais, com enredo sobre crimes, paixões e (in)justiça. O lançamento está marcado para as 19h, na Academia Campista de Letras (ACL).
— Em 2019, eu vou completar 18 anos de defensoria. Resolvi escrever um livro com algumas histórias que eu vivi, com casos que me contaram, casos que outros colegas viveram. Através desse livro, contar um pouquinho da visão que a gente tem do sistema de justiça criminal, do sistema penitenciário. No lugar de fazer um livro técnico, fiz um livro que é um romance, mais literário e, espero, mais palatável para o público comum, que não é da área do direito. O livro pretende mostrar a visão de um defensor público sobre o sistema de justiça, o dia a dia que ele vivenciou nas varas criminais — disse Tiago Abud.
De acordo com o autor, o romance é baseado na trajetória do recém-aposentado Salvador Fidélis, que narra numa universidade os casos curiosos vivenciados durante a carreira. “É um defensor público que se aposenta e é convidado a lecionar numa faculdade. Uma disciplina criada pensando nele, para que passasse essa sua vivência. E aí, entre as aulas, palestras, a atividade cotidiana de professor, ele vai contando os casos. No meio dessas histórias, ele se envolve com uma aluna, e o destino dele se cruza com o dela. O ponto forte do romance é esse”, adiantou Tiago, sem entrar nos detalhes que proporcionam contornos surpreendentes e fazem com que a leitura permaneça instigante da primeira à última página.
Os casos do livro são contados como notícias jornalísticas. “A gente fez como se fosse um clipping de jornal com as notícias. Cada notícia é um caso”, adianta Tiago. Entre as histórias, destaque para “Uma tonelada de droga vira pó e Justiça solta trinta traficantes”, do Jornal do Povão; “Polícia prende homem que tentava furtar capim”, de O Mundo; “Padre homossexual é morto a pedradas”, do Diário de Bulhões Jardim; “Professor tarado é preso ao molestar aluno”, do Correio de Bulhões; “Mãe põe fogo nos filhos e tenta suicídio”, do Jornal da Manhã; “Assassinou a mulher e foi para o shopping”, do Notícias de Bulhões Jardim; “Corno mata ‘Ricardão’ em posto de gasolina”, do Notícias do Mundo, e “Prostituta trucida delegado na porrada”, de O Mundo do Crime.
O prefácio do livro é assinado por outro defensor público, Emanuel Queiroz Rangel. “Num mundo de tiroteios, matanças, violências, Salvador Fidélis me fez aprender que a empatia não se restringe à vítima, estendendo-se ao monstro, humano que é”, afirmou Emanuel.
Endereço - A Academia Campista de Letras fica na Praça Nilo Peçanha — Avenida Doutor Nilo Peçanha, sem número, no Jardim São Benedito.
O autor - Tiago Abud é natural de Campos dos Goytacazes e defensor público no Estado do Rio de Janeiro há 17 anos. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Campos (FDC), vinculada ao Centro Universitário Fluminense (Uniflu), é professor do curso de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da mesma instituição. Antes de “Entre Putas, Ratos & Juízes — História de um defensor”, já lançou os livros “Interceptações telefônicas: A devassa em nome da lei” e “Direito de defesa. Temas atuais de processo e direito penal”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS