Saúde mental em debate na Uenf
Virna Alencar 23/11/2018 20:00 - Atualizado em 24/11/2018 17:34
Centro de Convenções da Uenf
Centro de Convenções da Uenf / Rodrigo Silveira
Começa na próxima terça-feira (27) o I Simpósio de Saúde Mental do Norte e Noroeste Fluminense, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O encontro tem como propósito promover palestras e discussões voltadas para o tema. A programação – que segue até o dia 30 do mês – inclui também apresentação de trabalhos acadêmicos, lançamento de livros e cinema especial com debates. Os 15 melhores artigos apresentados serão publicados na Revista Link Scence Place (Qualis da Capes B2), do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem.
Ao todo, estão previstas 11 mesas de discussões e o lançamento de seis livros, além da presença de 35 palestrantes com formação na área de psicologia, de diversas universidades do estado. Uma delas é a professora e psicóloga Valesca Campista, que destacou a relevância da iniciativa.
— Na atualidade, as manifestações clínicas do sofrimento psíquico são bem diferentes das que eram diagnosticadas no século XX. Elas decorrem, sobretudo, do imperativo ao consumo, à exigência de satisfação como ordem implícita. Como resposta, surge a sociedade do sintoma. A depressão é o mal do século XXI — disse.
A solenidade de abertura está prevista para 8h30, seguida de uma mesa de debate com o tema “saúde mental e direitos humanos”, com a presença do promotor Luiz Cláudio Almeida, titular da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência em Campos, e da psicóloga, Patrícia Durans.
No primeiro dia ainda estão previstas outras três mesas, com atividades até às 19h.
A programação completa e outras informações podem ser conferidas através do site: www.even3.com.br/isimposiosaudementaluenf.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS