Médicos substituem cubanos em Campos
Victor de Azevedo 23/11/2018 20:27 - Atualizado em 26/11/2018 17:54
Campos vai receber na próxima semana oito médicos, que vão substituir os seis profissionais cubanos que atuavam no município dentro do programa “Mais Médicos”. Eles tiveram seus vínculos encerrados nessa quarta-feira, após o governo cubano anunciar a saída do programa por não concordar com mudanças propostas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Segundo a Prefeitura de Campos, apesar do desligamento dos médicos cubanos, a população conta com o atendimento ambulatorial através dos demais profissionais que atuam em cada uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos hospitais e Unidades Pré-Hospitalares (UPH). Em relação ao novo edital do programa, o ministério da Saúde afirmou que 92% das vagas já foram preenchidas e 7.871 profissionais já estão alocados em municípios para atuação imediata.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, dentre os 23 médicos atuantes no programa Mais Médicos, em Campos, seis eram cubanos e atuavam nas UBS de Ponta da Lama, Dores de Macabu, Parque Rodoviário, Poço Gordo, Lagoa de Cima e Morangaba.
Em nota, a Prefeitura afirmou, ainda, que “segundo informação do próprio governo federal, repassada à secretaria de Saúde, até a próxima semana, oito médicos se apresentarão para iniciarem os trabalhos nas unidades de saúde onde trabalhavam os médicos cubanos”.
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos afetou mais de 28 milhões de pessoas. Muitas delas vivem em municípios onde o atendimento é feito somente por profissionais vindos de Cuba. O ministério da Saúde informou que 8.332 médicos cubanos atuavam no programa.
Novo Edital — A inscrição para o novo “Mais Médicos” vai até 7 de dezembro e pode ser feita pelo site maismedicos.gov.br. No último balanço divulgado pelo ministério da Saúde, 92% das vagas do novo edital haviam sido preenchidas. Já foram registrados 19.994 inscritos com CRM Brasil ou que revalidaram o diploma no país. Desse total, 13.341 foram efetivadas e 7.871 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. “Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS