Campos recebe quatro casas do Projeto Teto
Victor de Azevedo 24/11/2018 16:54 - Atualizado em 26/11/2018 17:56
Projeto Teto entrega casas
Projeto Teto entrega casas / Rodrigo Silveira
Está prevista para este domingo (25) a conclusão das obras das quatro residências na comunidade Aldeia III, em Guarus, que estão sendo feitas pelo projeto Teto. O trabalho começou no sábado (24) com a participação de 90 pessoas, entre voluntários e moradores da localidade. A expectativa é que os serviços sejam concluídos até o final desta tarde.
As casas serão entregues para quatro famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Elas foram escolhidas após duas etapas de seleção realizada pelo projeto Teto.
— Mapeamos e levantamos dados sobre comunidades de Campos, Cardoso Moreira e São Francisco do Itabapoana, e identificamos, a partir de um ranking, que neste primeiro momento a Aldeia III demandava maior emergência para receber a iniciativa. E lá, fizemos um novo estudo e escolhemos as quatro famílias que mais precisavam de moradia — ressalto um dos integrantes do projeto Teto, João Pedro.
As residências possuem 18 m² e um cômodo. O objetivo é que as próprias famílias escolham as divisões da casa. Os recursos para construção das casas foram captados por um financiamento coletivo. Na noite da última sexta, o grupo se reuniu no ginásio dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), onde recebeu as instruções para a realização do trabalho e, logo após, seguiu para o Aldeia III, onde ficaram hospedados em uma creche.
Projeto Teto
Projeto Teto / Rodrigo Silveira
Uma das contempladas pelo projeto Teto no Aldeia é Eliane Ribeiro dos Santos Amaral. Com ela, moram o companheiro, a filha e dois netos. Ela já mora na região há um ano, mas sempre enfrentou problemas quando chovia. “Estou ansiosa para entrar na minha casa. Hoje eu estarei dentro da minha casinha, isso me emociona. O pessoal do projeto está sendo muito legal com a gente. Se pudesse fazer uma casinha para eles ficarem perto da gente, ia ser uma boa (risos). Depois que eu estiver com a casa pronta, vou esperar eles aqui para almoçar com a gente”, disse.
O Projeto Teto é uma organização que atua há mais de 10 anos no Brasil em trabalho conjunto com as comunidades em situação de vulnerabilidade. Além disso, o objetivo é garantir o direito à moradia nas favelas mais invisíveis e precárias da América Latina, através do desenvolvimento comunitário e programas sociais que geram soluções concretas de melhorias das condições de moradia e habitat.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS