Bienal do Livro começa nesta terça-feira
Matheus Berriel 19/11/2018 17:41 - Atualizado em 24/11/2018 17:59
Terá início na noite desta terça-feira (20), no campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos, a 10ª edição da Bienal do Livro, com o tema “Leitura que Liberta”. A primeira atração será uma vacinação poética, às 18h, seguida pela cerimônia oficial de abertura, às 18h30, na Concha Acústica. Neste ano, o principal evento cultural do município, realizado pela Prefeitura e o Sesc, terá como patrono o campista Nilo Peçanha (in memorian), presidente do Brasil em 1909 e 1910. Ele é tema de uma exposição que será aberta às 19h30, no Corredor Cultural, em alusão ao seu sesquicentenário, comemorado no ano passado. O destaque musical desta terça será um show em homenagem aos 80 anos de Martinho da Vila.
Preparação para a 10ª Bienal do Livro de Campos
Preparação para a 10ª Bienal do Livro de Campos / Isaías Fernandes
Os 150 anos do nascimento de Nilo Peçanha serão abordados no auditório Cristina Bastos, às 20h, reunindo os debatedores Genilson Soares, Hevilmar Rangel, Hélio Coelho e Rodrigo Rosselini. A mesa será mediada pela historiadora Sylvia Paes.
— Comentaremos um pouco sobre os eventos que fizeram parte da comemoração do sesquicentenário de nascimento do ex-presidente, de outubro de 2017 a outubro passado. Cada debatedor abordará um olhar sobre a vida de Nilo Peçanha, como a sua retração através da imprensa, sua vida política e sua biografia. É muito importante apresentar esta figura aos campistas que ainda não o conhecem a fundo, porque a história é feita de vultos, destas pessoas que se dedicaram — disse Sylvia.
A escolha do IFF Centro para sediar a 10ª Bienal é uma espécie de viagem ao passado. O local é o mesmo que recebeu a primeira edição, em 2000. E ter Nilo Peçanha como patrono é pertinente, tendo em vista que foi ele, enquanto presidente, o criador da Escola de Aprendizes e Artífices, embrião do instituto, visando dar oportunidades de trabalho aos jovens das classes pouco favorecidas. Outros homenageados durante o evento serão o poeta fidelense Antônio Roberto Fernandes e o ator e diretor teatral Félix Carneiro, bem como Lenilson Chaves, um dos implantadores da Bienal em Campos. Um tributo ao trio está marcado para as 19h45, no Corredor Cultural.
A primeira noite da Bienal terá três atrações musicais. Às 19h, a Organização Não Governamental (ONG) Orquestrando a Vida se apresentará na Concha Acústica. O espaço também será utilizado pelo Coral Municipal da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), às 21h, e receberá o show “Canta, canta, minha gente”, um tributo a Martinho da Vila, às 22h, com presença de Raoni e Dandara Ventapane, netos do sambista.
Preparação para a 10ª Bienal do Livro de Campos
Preparação para a 10ª Bienal do Livro de Campos / Isaías Fernandes
No show musical, Raoni e Dandara revisitam a obra do avô, natural de Duas Barras, na Região Serrana do Rio, e homenageiam seus 80 anos de vida. Entre as releituras, estão “Disritmia”, “Examor”, “Casa de Bamba” e Madalena, grandes sucessos do compositor da Vila Isabel.
A programação desta terça será encerrada às 23h, mas o evento seguirá até domingo (25), com atrações pela manhã, à tarde e à noite. A programação completa pode ser consultada no site bienal.campos.rj.gov.br. Também pelo site, é possível inscrever turmas de escolas estaduais e privadas de Campos e outros municípios para visitação nos próximos dias. As escolas da rede municipal campista estão sendo inscritas na própria secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes, até quarta-feira (21), às 10h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS